A Aliança simboliza compromisso, pacto. Por isso, é o principal símbolo do casamento e, por extensão, também é um símbolo do amor.
Além desses sentidos, a aliança também pode representar autoridade e proteção.
Ela tanto é um sinal como um símbolo. Ao passo que indica que quem a usa tem namorado, é noivo ou casado (dependendo da mão em que é utilizada), reflete o simbolismo do amor e da fidelidade.
No dedo anelar direito são usadas as alianças de compromisso e de noivado, enquanto no anelar esquerdo, a alinça de casamento. Isso porque, segundo se conta, a mão esquerda é a que fica mais próxima do coração.
O fato de ser circular corrobora a ideia de amor eterno.
Significado na Bíblia
Aliança, bérith em hebraico, significa “compromisso” ou “pacto”, da mesma forma que as palavras em latim foedus e testamentum.
É por esse motivo que a Escritura Sagrada se divide em duas partes. Elas são chamadas de Antigo e Novo Testamento, ou seja, a Antiga e a Nova Aliança.
A Antiga Aliança foi o pacto feito entre Deus e Noé e, posteriormente, por Javé e Abraão.
A aliança entre Deus e Noé é representada pelo arco-íris.
De acordo com o texto bíblico, Javé pede a Abraão que divida ao meio alguns animais e que os una com uma corda. Essa corda significa a aliança, cuja função é unir o que tem o mesmo sangue e que está dividido.
No Novo Testamento, enquanto Jesus crucificado é a vítima (representada no Antigo Testamento pelos animais), a Eucaristia simboliza a aliança.
Arca da Aliança
A Arca da Aliança era um objeto sagrado onde eram guardadas as tábuas da lei (os mandamentos), a vara de Aarão e um vaso com o maná.
Representava proteção divina, motivo pelo qual era guardada pelos hebreus num local bastante reservado no tabernáculo.
Leia também Símbolos de União e Símbolos do Amor.