Várias simbologias fazem referência ao amor. Sendo o mais recorrente e conhecido o símbolo do coração, sua conotação vai mais além, de modo que ícones como Eros ou Cupido, Afrodite ou Vênus, São Valentim, o símbolo do infinito, o anel, o morango, a rosa, a cor vermelha, o beijo, a maçã, estão relacionados com esse sentimento.
O amor é um forte sentimento comum a todos os homens e deuses. Desse modo, o amor subjuga igualmente a todos, desequilibrando a razão e a sábia vontade.
De acordo com a cosmologia, a Terra e o Céu se formam como se fossem duas metades de uma concha aberta, e a Noite engendra um ovo de onde surge o amor.
Eros, deus do Amor
Eros é o deus grego do amor, e segundo a teogonia de Hesíodo, é deus primordial, filho do Caos. Eros é um deus de uma beleza irresistível, que faz com que quem o vê ignore a razão e o bom senso.
De acordo com outra genealogia, Eros seria filho de Afrodite, a deusa da beleza, do amor e da sexualidade, segundo a mitologia grega. A sua paternidade é incerta, segundo algumas genealogias, seria filho de Hermes, Hefesto, Ares ou Zeus.
Eros permanece sempre criança. Essa simbologia do amor, representada como uma criança travessa que brinca com um arco e flecha, remete à imagem do Cupido. As flechas de Eros são envenenadas de amor e paixão avassaladora.
De forma muito frequente, Eros é representado com o olhos vendados, o que simboliza que o amor é cego. Ele troça dos humanos, os cega e os inflama. Muitas vezes, apresenta um globo terrestre nas mãos, simbolizando o seu poder soberano e universal.
Conheça também a história de São Valentim.
Flor Amor-Perfeito
Essa flor era usada para manter o sentimento presente na pessoa amada para que o mesmo não se acabasse.
Muitos filhos presenteiam as mães no seu dia com essa flor numa demonstração de reconhecimento a esse afeto que não se acaba. Assim, ela representa também o amor incondicional, ou mais precisamente, o amor materno.
Munachi
É um amuleto peruano cuja palavra formada pela junção dos elementos muna, que significa “para desejar, para amar”, e chi, que significa “para fazer com que isso aconteça”, pressupõe o simbolismo que essa pequena escultura feita em pedra sabão carrega.
É representado por um homem e por uma mulher a ter relações sexuais, e é utilizado como um objeto de superstição com o objetivo de atrair o amor.
Tatuagens
As tatuagens servem para homenagear ou registar algo importante.
Quando se trata de amor, as tatuagens são geralmente simples, sendo que as imagens mais requisitadas são as de coração - único ou entrelaçados. Os corações também podem estar representados numa combinação com o símbolo do infinito, representando amor eterno.
O kanji que significa amor em japonês é também bastante comum.
Outras tatuagens podem apenas ser uma data ou o nome da pessoa amada. Mas quem prefere imagens mais elaboradas, podem optar por representar o amor através da própria feição do amado gravado em uma parte do corpo bastante visível, tal como os braços.
O Sentimento do Amor
O amor é um forte sentimento que se revela de formas diferentes mediante quem ou o que é amado. Desse modo, há não só o amor físico, como o amor materno ou paterno, platônico, ágape, fraternal e, ainda, amor próprio, incondicional e verdadeiro:
- Amor Físico - O amor físico é manifestado entre os casais. Esse tipo de amor envolve afeto, ternura e paixão, desejo sexual. Sendo também chamado de Eros, é representado pelo Cupido, figura que personifica o amor.
- Ágape - Esse é o amor divino, do próprio Deus. É, assim, um sentimento majestoso e único, sem limites e condições.
- Amor Platônico - Trata-se do amor ideal, perfeito, que se abstém do desejo sexual. É também expressão do sentimento que se alimenta de fantasias e idealizações, enxergando apenas qualidades naquele que é amado.
- Amor Verdadeiro - Esse tipo de amor expressa o sentimento de afeto que resiste a tudo e que se fortalece diante de momentos difíceis, unindo ainda mais os que se amam.
- Amor Fraternal - Ligação muito forte de afeto, que se refere especialmente, mas não só, ao amor entre irmãos. Baseia-se na amizade, na confiança e no companheirismo.
- Amor Incondicional - É o amor que se isenta de condições ou limites. Semelhante ao amor verdadeiro, está frequentemente associado ao amor materno ou paterno.
- Amor Próprio - Amor que as pessoas tem por si próprias, numa expressão de valorização pessoal, encorajamento, segurança e confiança.
Conheça também a simbologia da Aliança.