O aniversário, do latim anniversarius, ou ano que retorna, dia em que vim à luz, é a data em que se comemora um ano mais de vida, desde o nascimento. A sua simbologia está associada com a luz e com o fogo, representando o renascimento. Em diferentes culturas o dia do aniversário de uma pessoa é comemorado de um modo diferente. No ocidente, por exemplo, é muito comum o costume de se apagar velas. A chama da vela representa a vida, ao apagar a vela de aniversário apaga-se simbolicamente o ano que passou, marcando o recomeço da vida.
Muito comum também nas comemorações de aniversário, o bolo teve origem na Grécia antiga e era oferecido a Artemis, deusa da fertilidade. O bolo de aniversário simboliza ainda que o aniversariante construiu em sua vida, e dividir o bolo entre os presente é a representação da partilha da sua vida com as pessoas que ama.
Em algumas culturas não se comemora o aniversário das pessoas individualmente, no dia em que elas nasceram, mas sim coletivamente no dia de ano novo.
O presente de aniversário no ocidente é uma tradição que surgiu a partir da mitologia cristã do nascimento de Jesus Cristo e da visita que recebe dos três reis magos, cada um lhe oferecendo um presente.
Ver também simbologia de Vela.