Azrael é considerado o anjo da morte no judaísmo e islamismo. Seu nome vem do árabe Azra'il e significa "aquele a quem Deus ajuda". Mas há mais por trás desse anjo do que apenas aquilo que seu nome sugere.
Quem é o Anjo Azrael e qual a sua função nas diferentes religiões?
Tanto no Islamismo quanto no Judaísmo, Azrael é visto como aquele responsável por levar os vivos à morte, separando a alma do corpo e acompanhando a alma até o seu destino final. No Islamismo, Azrael, chamado de Malak al-Maut, não tira vidas de quem quer, mas apenas segue a ordem de Deus sobre as almas que devem ser levadas.
Na visão islâmica Azrael é representado de maneira assustadora, com um corpo cheio de asas, pés, olhos e línguas.
No judaísmo, entretanto, essa aparência se mostra apenas aos pecadores. Aos justos, Azrael se apresenta de maneira acolhedora e benevolente, não lhes fazendo nenhum mal, como ilustrado na imagem abaixo.
Mas e no cristianismo, quem é Azrael?
Azrael na Bíblia
Azrael não é mencionado na Bíblia como anjo da morte. Entretanto, alguns artigos sobre o assunto sugerem que Azrael seria o correspondente ao arcanjo Miguel, que é destacado na Bíblia algumas vezes, especialmente no livro de Apocalipse.
Neste livro, Miguel é descrito como o anjo da guerra, que luta contra o diabo para proteger o povo de Deus. A associação entre os dois anjos, porém, parece pouco provável, já que o nome Azrael não é mencionado na Bíblia e nem as funções do arcanjo Miguel parecem corresponder àquelas normalmente atribuídas ao chamado anjo da morte.
"Batman: a espada de Azrael": do mundo espiritual para a ficção
Imagem: Legião dos Heróis
Azrael também é um personagem bastante conhecido no mundo da ficção. Ele aparece pela primeira vez em 1993 na revista Batman: a espada de Azrael.
Na história, Jean-Paul Valley, depois da morte do seu pai (que também havia sido Azrael), passa a ser treinado pela Ordem de São Dumas. Por discordar dos métodos da Ordem ele se associa ao grupo do Batman, mas em vez de se manter como Azrael, ele passa a usar uma versão mais avançada da roupa do próprio Batman para combater o crime.
O que acontece é que o comportamento de Jean-Paul se torna bastante violento e aqueles que eram seus aliados passam a ter que tentar contê-lo.