As Bodas de Barro (ou de Papoula) são comemoradas por quem celebra 8 anos de casamento.
Por que Bodas de Barro ou de Papoula?
Quem celebra bodas de barro está há 96 meses casado. São 2.920 dias ou 70.080 horas juntos. A ocasião é chamada de Bodas de Barro, mas também é conhecida por alguns como Bodas de Papoula.
O barro é um material extremamente maleável e, após um casamento de oito anos de duração, os membros do casal já compreenderam que é necessário se adaptar a necessidade e a rotina do outro.
O barro também é conhecido por conservar os alimentos, e essa pode ser a outra explicação possível para o nome ser utilizado para ilustrar a data. Assim como o barro, o casamento tem a função de conservar os bons momentos vividos pelos nubentes.
A Papoula, por sua vez, é um tipo de flor que simboliza fertilidade e ressurreição. É natural que a flor seja escolhida para dar nome a boda de oitavo ano de casamento porque, a essa altura, o casal possivelmente pensa em ampliar a família e em reinventar a relação.
Como celebrar as Bodas de Barro ou de Papoula?
Se você for o marido ou a esposa, pode oferecer alianças especiais ao parceiro, personalizadas em homenagem à data.
Uma maneira especial de comemorar a ocasião pode ser também planejar uma viagem a dois para um local paradisíaco ou mesmo um jantar romântico, a luz de velas.
Caso seja um familiar ou amigo do casal, também é possível presentear o par oferecendo uma série de presentes personalizados para a data, especialmente feitos a partir do material que dá nome as bodas.
Origem dos aniversários de bodas
O hábito de celebrar os aniversários de casamento surgiu durante a Idade Média, no território onde nos dias de hoje está situada a Alemanha. O desejo inicial era relembrar a data do casamento e renovar os votos feitos no passado pelo casal. As datas chave em geral comemoradas eram: 25 anos (Bodas de Prata), 50 anos (Bodas de Ouro) e 60 anos (Bodas de Diamante).
No entanto, tornou-se relativamente frequente celebrar a data especial para os nubentes com uma grande festa cercada de parentes e amigos. Por esse motivo, vários países adaptaram a tradição criada na Alemanha. Em Porto Rico, por exemplo, nos banquetes de bodas costuma-se colocar uma boneca na mesa com o vestido igual ao utilizado pela noiva no dia do casamento.
Leia também: