As Bodas de Cerâmica (ou Vime) são comemoradas por quem completa 9 anos de casamento.
Quem celebra Bodas de Cerâmica (ou Vime) está junto há 108 meses, 3.285 dias ou 78.840 horas.
Sobre a Cerâmica e o Vime
O termo cerâmica vem do grego "kéramos" e quer dizer literalmente "terra queimada". Trata-se de um elemento capaz de possuir imensa resistência. Um exemplo é que pedaços de cerâmica são com regularidade encontrados em escavações arqueológicas.
Sob esse ponto de vista, a cerâmica é um material de grande importância porque nos ajuda a compreender civilizações passadas e culturas que foram extintas, mas que deixaram as suas marcas.
A cerâmica pode ser trabalhada de modo a dar origem a uma série de objetos distintos como pratos, jarras, travessas e elementos decorativos.
O vime, por sua vez, é um material bastante resistente e flexível, usado desde os tempos primitivos para a construção dos mais variados objetos (cestos, utensílios domésticos, móveis).
As peças são produzidas a partir das varas moles que vêm do vimeiro. Apesar de ser um material aparentemente frágil e maleável, ele é extremamente resistente.
Por que Bodas de Cerâmica ou Vime?
A cerâmica é um material que precisa ser trabalhado com carinho e paciência, por isso provavelmente foi o escolhido para simbolizar os nove anos de duração de uma relação.
O vime também precisa de uma enorme dedicação do artesão porque demanda que seja trançado por alguém que tenha muita dedicação à peça.
A cerâmica é produzida a partir da argila, que é submetida a altas temperaturas (aproximadamente 540 °C) na manufatura.
A porcelana é um tipo de cerâmica que recebeu um tratamento especial. Assim, temos também as Bodas de Porcelana, comemoração associada à celebração de 20 anos de casamento.
Embora seja um material delicado, a cerâmica é bastante resistente porque passa por uma série de fases de elaboração e maturação até alcançar o resultado final.
O vime, por sua vez, que a partida parece frágil devido a sua maleabilidade, também é considerado um material extremamente forte.
Como celebrar as Bodas de Cerâmica (ou Vime)?
Se você for o marido ou a esposa e quiser oferecer um presente tradicional, recomendamos a compra de uma joia especial, personalizada em homenagem à ocasião.
Se for do tipo mais criativo, uma opção para celebrar a data é convidar o parceiro para uma aula de cerâmica ou de arte em vime a fim de criar uma peça a dois.
Caso seja um familiar ou amigo do casal, também é possível presentear os nubentes oferecendo uma série de presentes personalizados para a data. Atualmente existem diversos itens de bodas de casamento personalizados como pijamas, canecas e pratos.
Origem dos aniversários de bodas
Foi durante a Idade Média que surgiu a cultura de comemorar casamentos longevos. Na região onde atualmente se encontra a Alemanha os casais principiaram a celebrar três datas-chave: os 25 anos de união (Bodas de Prata), os 50 anos (Bodas de Ouro) e os 60 anos (Bodas de Diamante).
O desejo de renovar os votos feitos no passado pelo casal proporcionou encontros regados à muita comida e à bebida. Era costume os convidados da grande festa presentearem os noivos com uma coroa feita do material que dava nome a boda.
A tradição das bodas se ampliou em diversos países do Ocidente e nos dias de hoje há uma boda a ser comemorada a cada ano pelo casal que contraiu o matrimônio.
Muitos países adaptaram a antiga tradição europeia e deram novas cores a festa. Em Porto Rico, surgiu, por exemplo, uma nova tradição: nos banquetes comemorativos dos anos de união coloca-se uma boneca na mesa do casal com o vestido igual ao utilizado pela noiva.
Leia também: