As bodas de diamante são celebradas por aqueles que completam 60 anos de casamento.
Por que bodas de diamante?
O diamante é o pico da maturidade do cristal. A pedra é considerada um mineral de excelência e é símbolo do poder espiritual invencível e inalterável.
O elemento foi escolhido para nomear as bodas de 60 anos de casamento porque, na altura da ocasião, o casal se encontra no ápice da maturidade tal como a pedra.
Significado do diamante
O diamante é, por excelência, o símbolo da limpidez, da perfeição, da dureza, da clareza, da radiação e da luminosidade. O mineral é considerado "a rainha das pedras".
A dureza do diamante, seu poder de arranhar e de cortar, é enfatizado especialmente no budismo tântrico, onde o vajra (raio e diamante) é o símbolo do poder espiritual invencível e inalterável.
Na alquimia indiana, o diamante está simbolicamente associado à imortalidade.
Na tradição ocidental, o diamante é símbolo da soberania universal, da incorruptibilidade, da realidade absoluta.
É considerado um talismã universal que protege contra todos os males e de todas as enfermidades. Assume-se também que ele tenha o potencial de afastar os maus espíritos e os pesadelos.
Como celebrar as Bodas de Diamante?
Entre os nubentes, um sugestão bastante tradicional é que o casal troque joias elaboradas com a pedra da ocasião, no caso, o diamante.
Outra possibilidade é incrustar um diamante na aliança que já é utilizada regularmente.
Por ser uma data simbólica tão rara e importante, é muito comum que se realize uma festa para celebrar a união reunindo família, amigos e pessoas que foram importantes para o casal ao longo de tantos anos.
Atualmente no mercado já existe uma série de casas de festas especializadas em celebrar a ocasião.
Se preferir fazer o evento em casa, também é possível encontrar diversos acessórios para a decoração. Não deixe faltar um belo topo de bolo e muitos bem-casados, que retomam a doçura do dia do casamento original.
Nestas ocasiões, costuma-se revisitar os álbuns de fotos e as lembranças das diferentes fases da vida do casal.
Os familiares e amigos mais próximos, convidados para o evento, podem oferecer presentes personalizados para a data, como, por exemplo, um jogo de louça para chá.
Origem das comemorações das Bodas
As comemorações das longas uniões começaram na Europa, na região onde atualmente está localizada a Alemanha. A tradição era celebrar os 25 anos de casamento (Bodas de Prata), os 50 anos de casamento (Bodas de Ouro) e os 75 anos de casamento (Bodas de Diamante). Antigamente, as Bodas de Diamante eram apenas celebradas com 75 anos de união, tendo vindo depois a ser alterada para os 60 anos de matrimônio.
Nos primórdios da tradição o hábito era entregar aos noivos uma coroa composta com os materiais que davam nome à boda. No caso das bodas de diamante, oferecia-se ao par coroas efetivamente confeccionadas com diamantes.
Leia também: