Quem celebra 50 anos de casados comemora bodas de ouro.
Significado
Esta celebração é extremamente importante por seu significado de longevidade. Representa meio de século de vida a dois, que possivelmente gerou filhos e agora, provavelmente, já deve ter frutificado em netos e na solidificação de bens comuns.
Para simbolizar uma data de tamanha magnitude, o material eleito é o ouro, um metal duradouro e precioso.
Este objeto já representou a riqueza de muitas nações e pessoas, e provoca verdadeiras “corridas” onde é achado. Por isso, nada mais justo que seja o símbolo escolhido dessa festa.
O ouro também significa, em muitas tradições, o masculino, por remeter à cor do sol. Assim, o ouro ressalta o lado ativo e conquistador do casal, pois a força é um poder tradicionalmente atribuído aos homens.
Origem
A palavra boda vem do latim “voto”, e recorda o compromisso assumido pelos nubentes no dia do seu casamento. Desta maneira, as bodas servem para lembrar os esposos, as promessas que fizeram dia do seu matrimônio.
A ideia de comemorar as bodas surgiu na Alemanha quando era costume presentear os casais longevos com uma coroa de prata, pelos 25 anos de união; e de ouro, pelos 50 anos de casamento.
Mais tarde, se propôs associar um material para cada ano de aniversário de união cumprido pelo casal. Então, surgem as bodas de papel, de madeira, de metal e muitas outras.