Quem completa trinta anos de casamento celebra Bodas de Pérola.
Por que Bodas de Pérola?
A pérola é um objeto que demora tempo para ganhar solidez, por isso é utilizado como metáfora de uma experiente união.
Um longo casamento, de trinta anos de duração, demanda esforço e labuta dos membros do casal, assim como a concha demora um longo período para conseguir produzir a sua pérola.
Significado de Pérola
A pérola, um material duradouro e precioso, é um símbolo ligado à água e à mulher. Encontrada no interior de uma concha, a pérola representa a feminilidade criadora, que é capaz de gerar um ser.
Assim como a concha carrega uma pérola em seu interior, a mulher também é capaz de carregar um indivíduo dentro de si.
A pérola é considerada um símbolo místico, com o potencial de transfigurar elementos: uma concha transforma um grão de areia em um objeto precioso.
Para os gregos, a pérola é o emblema do amor e do matrimônio. No Oriente, ela é tida como um elemento afrodisíaco.
Em termos medicinais, o uso da pérola possui uma série de utilizações ao redor do globo. Na Índia, ela é utilizada para tratar hemorragias, ictericias, doenças relacionadas aos olhos e até mesmo complicações derivadas de envenenamento.
Na China, a pérola é usada no tratamento de doenças dos olhos. Na Europa, ela chegou a ser utilizada durante crises de melancolia, epilepsia e demência.
Como celebrar as Bodas de Pérola?
A comemoração mais tradicional é a realização de uma festa para reunir a família e os mais próximos: filhos, pais, cunhados, padrinhos e madrinhas.
Outra maneira cada vez mais frequente de celebrar bodas é fazendo uma viagem romântica para um destino sossegado.
Há quem aproveite a data para relembrar a ocasião revisitando os álbuns de fotos da cerimônia e itens que ficaram guardados, como, por exemplo, os convites, o menu e a lista de presentes.
Caso o casal decida celebrar com uma festa, é relativamente comum utilizar acessórios para decoração que façam alusão ao tema das pérolas.
É o caso de buquês com pérolas ao invés das habituais flores,
da decoração do bolo,
ou até mesmo das velas.
Origem dos aniversários de bodas
Acredita-se que a tradição de celebrar os anos de casamento tenha começado na Alemanha, com a realização de festas para comemorar os 25, os 50 e os 75 anos de união.
Os nomes das festas - bodas de prata, ouro e diamante - não eram por acaso, na altura costumava-se presentear o par com uma coroa feita dos respectivos materiais.
A ocasião é uma oportunidade para o casal renovar as promessas feitas no dia que se uniram. A tradição é que os nubentes troquem entre si presentes feitos com o material que simboliza aquele ano.
A palavra "boda" vem do latim e quer dizer “voto” ou "promessa". Em relação aos objetos (boda de papel, de madeira, etc), não há um consenso mundial, na França, por exemplo, o primeiro ano de casamento não é a boda de papel e sim a de madeira.
As bodas mais tradicionais
As bodas tradicionalmente mais celebradas são as de 25 anos (Bodas de Prata), 50 anos (Bodas de Ouro) e 75 anos (Bodas de Diamante).
Leia também: