As Bodas de Porcelana são comemoradas por quem celebra 20 anos de casamento.
Sobre a Porcelana
A porcelana tem origem na China e é criada a partir da cerâmica comum, embora venha a se tornar um dos altos membros da família da cerâmica.
Os portugueses é que inseriram a porcelana no mercado europeu, após trazerem o material durante o período das grandes navegações.
Toda porcelana é uma cerâmica que recebeu o devido tratamento (já o avesso não se confirma: nem toda cerâmica é porcelana).
A porcelana é feita com argilas muito finas. O material torna-se sempre impermeável e pode ser trabalhado de modo a dar origem a uma série de objetos: pratos, jarras, travessas e objetos decorativos.
Por que Bodas de Porcelana?
Por ser dura e resistente, a porcelana foi o material escolhido para simbolizar os vinte anos de duração de uma relação.
A porcelana é símbolo de trabalho, tempo, paciência e dedicação. Assim como um casal investiu vinte anos em uma relação, a argila precisou ser cautelosamente trabalhada para tornar-se porcelana.
Apesar de ser um material delicado, a cerâmica é bastante resistente porque passa por uma série de fases de elaboração e maturação até alcançar o resultado final.
O processo de produção reforça a beleza e o brilho da peça. Da mesma forma, um casal casado há vinte anos já passou por uma série de etapas até consolidar uma bela relação.
Como celebrar as Bodas de Porcelana?
Se você for o marido ou a esposa, pode oferecer alianças especiais ao parceiro, personalizadas em homenagem à ocasião. Embora não seja trivial se encontrar à venda, existem alianças claras (muitas vezes feitas em branco) que fazem referência à data.
Caso seja um familiar ou amigo do casal, também é possível presentear os nubentes oferecendo uma série de presentes personalizados para a data.
Hoje em dia já se encontra uma série de itens personalizados como pratos, almofadas, caixas e canecas.
Uma opção bastante clássica é oferecer um belo jogo de louça de porcelana ao casal.
Origem dos aniversários de bodas
O hábito de celebrar os aniversários de casamento e renovar os votos entre o casal surgiu durante a Idade Média, numa zona onde atualmente encontra-se a Alemanha. As três primeiras datas comemoradas foram:
- Bodas de Prata (25 anos de casamento)
- Bodas de Ouro (50 anos de casamento)
- Bodas de Diamante (60 anos de casamento)
Destas três primeiras festas derivaram todas as outras de modo que, nos dias de hoje, já é possível celebrar bodas de casamento todos os anos.
Diversos países ocidentais foram dando particularidades à tradição criada durante a idade média. Em Porto Rico, por exemplo, nas grandes festas de bodas, costuma-se por na mesa dos noivos uma boneca vestida com o traje utilizado pela noiva no grande dia do casamento.
Leia também: