As bodas de rubi são celebradas por aqueles que completam 45 anos de casamento.
Por que Bodas de Rubi?
O rubi é das pedras mais preciosas do mundo, por isso foi escolhida para dar nome as bodas de 45 anos de casamento. Por ser vermelho, há quem relacione o metal com a paixão e com o amor.
O rubi é das pedras mais resistentes que se tem conhecimento, o que explica o fato de ser utilizada para ilustrar uma relação douradora.
Significado do Rubi
Por ser considerado uma pedra intimamente relacionada com o chakra do coração, o rubi atua como um escudo energético protegendo o indivíduo que o carrega.
Uma das funções do rubi conhecidas na literatura esotérica é ampliar a nossa força, a nossa energia e a nossa motivação vital.
Como celebrar as Bodas de Rubi?
Entre os nubentes, um sugestão bastante tradicional é que o casal troque joias elaboradas com a pedra da ocasião da boda. Que tal oferecer um belo anel de rubi para o parceiro?
Por ser uma data simbólica tão rara e importante, é muito comum que se realize um grande evento para celebrar a união, reunindo a família e os amigos que foram importantes para o casal ao longo de tantos anos de relação.
Se desejar promover o evento em casa, é possível encontrar diversos acessórios para a decoração.
Nestas ocasiões, costuma-se revisitar os álbuns de fotos e as lembranças das diferentes fases da vida do casal. Recomendamos que fotos do dia do enlace sejam espalhadas pelo salão.
Os familiares e amigos mais próximos, convidados para o evento, podem oferecer presentes personalizados para a data, como, por exemplo, uma bela caixa.
Origem das comemorações das Bodas
As primeiras comemorações de casamentos duradouros começaram a ser feitas na região onde atualmente se encontra a Alemanha.
Os admiradores das relações longevas decidiram celebrar três datas importantes para o casal: os 25 anos de casamento (que passaram a chamar de Bodas de Prata), os 50 anos de casamento (conhecido como Bodas de Ouro) e os 75 anos de casamento (as raríssimas Bodas de Diamante).
De um hábito restrito a uma região da Europa, o costume acabou por se expandir alcançando diversos países ocidentais. Já agora existem bodas para serem celebradas em cada ano da vida a dois.
Originalmente a tradição orientava os familiares e amigos a oferecem de presente ao casal uma coroa feita dos respectivos materiais da boda, entretanto, nos dias de hoje existem diferentes formas singulares de se celebrar com o par.
Leia também: