Borboleta

A borboleta é considerada o símbolo da transformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, a alma, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação.

Borboleta

Metamorfose das borboletas

A metamorfose das borboletas ocorre na natureza dessa forma: ovo, depois os ovos são transformados em lagartas, as quais precisam se alimentar de forma correta para entrar no estágio três, que é chamado de crisálida ou pupa, onde a borboleta vai hibernar para que seu corpo seja reestruturado.

Após o período de hibernação, da crisálida aparece a borboleta em sua forma adulta, com asas e com um sistema corporal modificado e definitivo.

Borboleta

Para os cristãos, essa transformação da borboleta tem a ver com os estágios de vida, morte e ressurreição, simbolizando a transformação espiritual.

As cores das borboletas

Borboleta azul

Borboleta

Faz referência à metamorfose, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, casamento, nascimento de um filho, entre outros). Segundo a cultura popular, a borboleta azul simboliza sorte e boas energias.

Borboletas coloridas

Borboleta

Por carregar diversas cores, as borboletas coloridas remetem à alegria e à felicidade, segundo a crença popular.

Borboletas pretas

Borboleta

Em muitas culturas da América Central e Ásia, por exemplo, a borboleta preta é considerada um símbolo da morte.

Na religião asteca, há uma deusa guerreira chamada de Itzpapalotl ou Borboleta Obsidiana, representada algumas vezes como uma borboleta preta, a qual está ligada à morte, ao nascimento e à transformação.

Há também um mito asteca que diz que quando uma borboleta marrom-escura ou preta aparece na casa de uma pessoa doente, quer dizer que a pessoa irá morrer.

Borboleta amarela

Borboleta

Simboliza uma nova vida, numa analogia às flores da primavera, cuja cor predominante é o amarelo.

Para tribos de indígenas mexicanos, as borboletas de cor amarela, laranja ou vermelha eram associadas ao fogo.

Inclusive para os astecas e os maias, elas simbolizavam o deus do fogo Xiutecutli (conhecido também por Huehueteotl). Ele também estava relacionado ao tempo

Borboleta branca

Borboleta

Por usa vez, a borboleta branca simboliza a serenidade, a calma, a paz.

Para a tribo norte-americana Zuni, as borboletas brancas simbolizam um verão chuvoso. Até por volta de 1600 na Irlanda, era proibido matar uma borboleta branca, pois se acreditava que ela era a alma de uma criança.

Conheça o Significado das Cores.

A Borboleta e o Espiritismo

Uma vez que a borboleta é referência de renovação, para os espíritas, ela simboliza a reencarnação. A reencarnação é o regresso da alma para outro corpo, uma nova vida.

A borboleta é a alma que sai de uma pessoa que morre e se liberta (a saída do casulo). Ela vai para outra pessoa numa oportunidade de refazer a sua história de vida com mais experiência. Trata-se de um processo de desenvolvimento ou progressão da alma.

Simbologia da borboleta para os astecas, maias e na cultura mexicana

Vários deuses da cultura asteca, maia e pré-hispânica, são retratados como borboletas. Cada espécie de borboleta foi ligada a uma representação de um deus diferente, baseado na cor e nos hábitos desses insetos.

Muitas lendas e mitos da cultura mexicana relacionam a borboleta com a morte. Os astecas acreditavam que as borboletas estavam encarregadas de levar a alma dos guerreiros, que morreram em batalhas, ou mesmo das mulheres, que não resistiram a um parto difícil, para um local de repouso.

Muitas lendas de várias tribos indígenas mexicanas estão associadas à borboleta-monarca. Há uma história que conta que um grupo de indígenas estava migrando das Montanhas Rochosas para o México, durante um frio intenso, e devido a isso as crianças e os mais velhos não conseguiam continuar a viagem, sendo deixados para trás. Em certo momento, um deus apareceu e transformou eles em borboletas, para que pudessem encontrar de forma mais fácil os seus familiares.

Simbologias da borboleta na psicanálise, mitologia grega e na Ásia

A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada com asas de borboleta.

Na mitologia grega a palavra para borboleta é psyche, sendo que esta era uma deusa grega representada por uma mulher com asas de borboleta, sendo a personificação da alma. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta.

Borboleta

Representação da deusa psyche feita por phoenixnightmare

No Japão, a borboleta é o símbolo da gueixa e representa a figura feminina (mulher), visto que está associada à ligeireza, gentileza e graciosidade.

A felicidade matrimonial é simbolizada por duas borboletas (masculino e feminino) e, muitas vezes, sua figura é utilizada nos casamentos.

Ainda são vistas como espíritos viajantes, e quando aparecem anunciam uma visita ou a morte de uma pessoa próxima.

No mundo sino-vietnamita a borboleta exprime a longevidade ou está associada ao crisântemo. O crisântemo simboliza o outono, ou seja, a renovação, uma vez que no outono ocorre a queda das folhas.

Por fim, os iranianos e alguns povos turcos da Ásia central acreditam que os defuntos podem aparecer de noite na forma de borboleta.

Entenda mais sobre o simbolismo da Gueixa e dos Símbolos Femininos.

Simbologia da borboleta em tribos africanas

Os Balubas e os Luluas do Kasai, do Zaire central, também associam a borboleta com a alma. Para eles, o homem segue o ciclo da borboleta desde sua nascença até sua morte.

A infância está associada a uma pequena lagarta. Na maturidade, a uma grande lagarta e, à medida que vai envelhecendo, se transforma em uma crisálida. O casulo é o túmulo de onde sai a sua alma, cuja forma é uma borboleta.

Simbolismo da borboleta na mitologia irlandesa

Na mitologia irlandesa, a borboleta representa a alma dos seres humanos. Acredita-se que elas são as almas dos mortos esperando para passar pelo purgatório. Devido a isso, simbolizam transformação e renovação.

O conto Corte de Etain narra a a história do Deus Miter que se casa pela segunda vez com a deusa Etain, e por ciúmes, sua primeira esposa, a transforma em uma poça de água. Após algum tempo, a poça dá vida a uma lagarta que se transforma em uma linda borboleta.

Veja também a simbologia da Mariposa e Tatuagens de Borboletas.