O Caduceu é um símbolo astrológico muito antigo, que remonta há 2600 a.C. É uma marca do deus grego Hermes - Mercúrio para os romanos - o qual é o deus do lucro, das vendas e do comércio.
Por esse motivo, o caduceu simboliza a Contabilidade, mas também a Pedagogia, tal como é, ainda, frequentemente associado à Medicina - ainda que originalmente o símbolo dessa ciência seja o bastão de Asclépio.
Cada parte do caduceu carrega um importante significado:
- Bastão: capacidade dos profissionais;
- Asas (duas): a presteza e o zelo;
- Serpentes (duas entrelaçadas no bastão): o conhecimento.
Símbolo da Contabilidade
No que respeita ao símbolo da contabilidade, é adicionado ao caduceu um elmo - uma espécie de capacete - o qual simboliza a proteção para as decisões tomadas pelos profissionais das ciências contábeis.
Símbolo da Pedagogia
Quando se refere à pedagogia, ao símbolo do caduceu é acrescentada a flor de lis, na medida em que esse emblema representa o espírito nobre e orientação, que são características do profissional dessa ciência.
Símbolo da Medicina
O caduceu é frequentemente associado à medicina, o que decorre do fato de ele ter sido associado à alquimia no século VII. Assim, até hoje ele permanece como sendo representativo da farmácia e, em decorrência, da medicina.
Na verdade, o símbolo da medicina é o Bastão de Asclépio (ou Esculápio), que é representado também por um bastão com uma cobra entrelaçada.