A caveira mexicana simboliza a vida e é usada para lembrar e homenagear pessoas que já faleceram.
Alguns povos pré-colombianos (Maias, Incas e Astecas) guardavam o crânio de seus ancestrais e o consideravam um troféu, uma lembrança boa do falecido. Para eles, a cabeça era a parte mais importante do corpo, aquela que guarda as memórias.
Em muitas culturas, a caveira está associada à morte, mas neste caso concreto é uma celebração da vida. A caveira mexicana é uma caveira estilizada, colorida e decorada, com desenhos de flores, muito utilizada no "Dia dos Mortos".
Significado da Tatuagem da Caveira Mexicana
A tatuagem da caveira mexicana é geralmente uma homenagem a alguém que já faleceu e que era especial. Muitas vezes o nome da pessoa também é tatuado ou a foto da pessoa é usada e tatuada com o formato da caveira mexicana.
Tatuagem Feminina
A combinação com rosas ou outras flores é geralmente feita quando a homenagem é para alguém do sexo feminino. Em virtude do estilo, é uma tatuagem que se popularizou entre as mulheres que apreciam a sua imagem em tatuagens e também em roupas.
Dia dos Mortos
O Dia dos Mortos teve origem na civilização Asteca, uma festa dedicada à deusa Mictecacihuatl. Atualmente esta data ainda é celebrada no México, sendo conhecida como "Día de los Muertos".
Alguns mexicanos constroem altares e dão ofertas para os mortos, como por exemplo, comida, bebida, flores, etc. O período de 31 de outubro até 02 de novembro simboliza a renovação, a aceitação da morte como parte da vida.
A caveira mexicana está presente em todo o festival em forma de pulseiras, doces, máscaras e outros objetos.
Coruja com Caveira Mexicana
Além de ser o símbolo da sabedoria, a coruja é a guardiã do submundo. Essa ave é a protetora dos mortos. Por esse motivo, é comum associá-la à Caveira Mexicana.
Que tal agora ver a simbologia da Caveira e da Caveira com Asas?