A chama é a alma do fogo. Simboliza purificação, iluminação, amor espiritual e representa o espírito, bem como a transcendência.
No Budismo, a chama simboliza a sabedoria e o ato de queimar a ignorância.
Por outro lado, ela carrega um significado negativo quando é associada à destruição. Nesse sentido, a chama reflete o queimor das desavenças, da inveja, da luxúria, da revolta e da guerra.
A imagem da chama está associada ao clarão da granada, artefato bélico que arrebenta e destrói o que se encontra nas suas proximidades.
A simbologia da chama está muito relacionada com a simbologia da vela e do fogo.
A chama eterna representada na tocha olímpica simboliza o fogo sagrado que Prometeu, defensor da humanidade, roubou de Zeus. Na Antiguidade, ela servia para anunciar o início dos jogos, tradição que é mantida até os nossos dias.
Leia Símbolos das Olimpíadas.
A chama divina é um conceito presente em várias religiões. No Cristianismo, existem santos representados com o coração em chamas, o que indica a presença do Espírito Santo e simboliza, ainda, esperança e vida.
É por isso que o fogo é um dos símbolos do Espírito Santo. Conforme consta na Escritura Sagrada, o Espírito Santo desceu sobre a cabeça dos apóstolos sob a forma de línguas de fogo.