A chuva simboliza a fertilidade e a purificação na medida que representa o símbolo das influências terrestres que renovam as vidas na terra, numa referência ao sêmen divino.
A chuva está, sem dúvida, associada ao elemento água, símbolo de força, limpeza e cura por meio de seu poder sagrado e sacralizante.
Sonhar com Chuva
Popularmente, diz-se que as chuvas fortes são sinal de mau agouro. Simbolicamente, todavia, as chamadas chuvas torrenciais absorvem um duplo sentido na medida em que podem simbolizar tristeza, destruição e sofrimento - muitas vezes, associada à ira dos deuses - mas também podem representar uma benção divina.
Dança da Chuva
A dança da chuva é realizada por diversas culturas em todo o mundo variando um pouco a simbologia; contudo, no geral, simbolizam as boas energias, uma vez que afastam os maus espíritos, além de trazer a chuva - aquela enviada pelos deuses - com o intuito de renovar e limpar as impurezas.
Tlaloc
Tlaloc é o deus asteca da chuva e dos trovões, dos raios e dos relâmpagos, simboliza a fertilidade. Deus da cidade de Teotihuacan, utiliza uma coroa de penas e carrega vasos de água. Associado ao culto agrário, Tlaloc fecundava os campos e garantia a sobrevivência de seu povo mediante a chuva.
Indra
Deus hindu da fertilidade, das tempestades, das trovoadas, dos raios e da guerra, essa divindade carrega um raio na mão direita, o qual simboliza a destruição, a regeneração e o esclarecimento. Ela assegura as chuvas fecundando os campos, os animais e as mulheres, bem como traz a fertilidade do espírito através da luz e das influências espirituais.
Dragão
Na China, os dragões estão associados à chuva considerada um agente fecundador do solo, uma vez que eles possuíam o poder de controlarem as águas garantindo, assim, a sobrevivência por meio das boas colheitas.