Coelho

CoelhoO Coelho simboliza a fertilidade, a abundância, a prosperidade, a inocência, a juventude, a astúcia e a inteligência.

O Coelho nos Contos de Fadas

O coelho é um animal que faz parte de muitas crenças, imaginários, literaturas, mitologias, folclores. Dessa forma, nos contos de fadas o coelho aparece como a figura do trapaceiro, usando sua astúcia para vencer os inimigos.

O Coelho e a Lua

Importante notar que em muitas culturas, o coelho está associado à Lua uma vez que são animais considerados lunares, ou seja, que dormem de dia e cabriolam à noite. Nesse ínterim, na Europa, na Ásia e na África, acredita-se que as manchas presentes na lua simbolizam coelhos ou lebres.

Da mesma maneira, na China e no Japão, o coelho simboliza a lua, isso porque para eles nas áreas escuras e superior da lua cheia, sugerem a forma de um coelho. Dessa forma, na China, figuras de coelhos brancos são feitas para o "Festival da Lua" simbolizando assim, a prosperidade. Já no horóscopo chinês, o coelho é um animal Yin, considerado artista, atencioso e inteligente.

Que tal conhecer a simbologia da Lua?

O Coelho na Mitologia Egípcia

O coelho também está associado à velha divindade Terra-Mãe, das águas fecundas e regeneradoras e, além disso, da renovação perpétua da vida. Assim, na Mitologia Egípcia, Osíris, deus da vegetação e do além, foi retratado com cabeça de coelho, representando assim, a inteligência e a renovação da vida.

O Coelho e os Povos Pré- Colombianos

Para os astecas, povo pré colombiano que habitavam a Península de Yucatán, os coelhos também estão presentes na lua e no calendário. Com isso, os "anos-coelho" são governados por Vênus, a irmã mais velha do sol, que comete adultério com sua cunhada lua, chamada "Thot".

Para os maias, o coelho representa um herói uma vez que a deusa-lua foi salva por um herói coelho e, com isso, simbolicamente o coelho salva e representa a renovação cíclica da vida.

Coelho da Páscoa

Originalmente, a Páscoa (Ressurreição de Cristo) era o período em que se celebrava a lua, e somente mais tarde que foi incorporada à liturgia Cristã. Por isso, ainda hoje, o coelho está associado a essa importante festa cristã e simboliza a nova vida e a fecundidade.

Pé de Coelho

O pé do coelho é reconhecido em toda a cultura americana como um símbolo que traz boa sorte, entretanto sua origem advém da tradição folclórica afro-americana. Dessa forma, a pata do coelho é utilizada como amuleto e também para atrair prosperidade, muitas vezes vendido em forma de chaveiro.

Acredita-se que só o pé traseiro esquerdo do coelho é considerado de sorte e, além disso, tem de ser esfregado para trazer sorte. Atualmente, a pata de coelho é menos popular por causa de questões de direito animal.

Conheça outros tipos de talismãs. Leia Amuleto!