O preto é a ausência de toda a cor ou luz e, em todo o mundo, está associado ao mal. É a cor do mistério, da penitência, da condenação, da angústia e representa o submundo.
Por outro lado, representa fertilidade, autoridade e sofisticação.
Simboliza o luto, tanto no Cristianismo como no Islamismo. Para os islamitas, além de simbolizar tristeza, também é um talismã contra o mau-olhado.
Na Astrologia, o negro simboliza Saturno, numa referência ao deus Saturno, que é a divindade grega da velhice e da morte.
Até mesmo os animais dessa cor estão associados a aspectos negativos. É o que acontece nos países árabes, onde acredita-se que os cães pretos trazem a morte no interior das famílias e as galinhas pretas são usadas para fazer feitiçaria.
Leia Gato Preto.
No Japão, dentre vários aspectos negativos, o preto simboliza catástrofes.
Na sua origem, no entanto, o preto simbolizava fecundidade e também reflete poder e autoridade.
No Antigo Egito, preto é a cor da ressurreição e da vida eterna. Isso é explicado pelo fato de que os egípcios entendiam que a vida emergia da escuridão. Assim, estava associada à deusa da fertilidade.
É considerado o oposto do branco, que representa a pureza e a santidade. No Yin Yang o encontro do preto e do branco representa a união de energias opostas que geram a vida.
Yin, a parte preta do símbolo, é o princípio feminino.
Na África, a cor da morte é o branco. Mas, além disso, para os africanos a cor preta tem o poder de levar a morte para longe, de modo que está associada à cura.
O preto no Ano Novo indica má sorte e ao mesmo tempo, independência. Isso porque, sendo ausência de cor, não depende das outras cores.
Conheça mais Significados das Cores.