O Coringa ou Curinga é originado do termo quimbundo kuringa, que significa "matar".
Tal como o palhaço, é considerado o símbolo dos paradoxos, do tudo ou nada, da alegria ou da tristeza, da sabedoria ou da ignorância, dos opostos complementares. Além disso, por extensão desse conceito, em muitas atividades são chamados de "coringas" as coisas ou pessoas neutras, que podem assumir a posição ou o valor de outras. Na linguagem informática, por exemplo, o coringa é aquele que significa qualquer caractere.
Veja também a simbologia do Palhaço.
Representação do Coringa
Geralmente encontramos o Coringa na figura de um palhaço estilizado com traje do bobo da corte que, sobretudo, distrai o rei sem deixar de lado sua inteligência. Daí decorre o enigma de sua representação, uma vez que o Coringa é brincalhão, alegre e divertido e contudo, sua mensagem maliciosa e de esperteza está implícita e subtendida por detrás de sua alegoria de tolo.
Tatuagem do Coringa
No que respeita às tatuagens, por sua vez, o significado atribuído à etimologia da palavra Coringa, ou seja, morte, é muito disseminado entre gangues e grupos criminosos.
Assim como a tatuagem do palhaço aparece com alguma frequência nos presídios, a do Coringa também; sendo a sua tatuagem considerada uma tatuagem de cadeia, inclusivamente estudada pelos policiais como um mecanismo de investigação sobre os presidiários e os crimes cometidos.
O preso que tem um Coringa tatuado no corpo pode sinalizar a prática de crimes de assassinato.
Personagem do Batman
Coringa é um dos vilões mais conhecidos das histórias em quadrinhos. É um personagem que faz parte do enredo de “Batman” e normalmente simboliza a anarquia, o caos e a imprevisibilidade.
Há várias versões da sua origem, algumas delas refere que o motivo de a aparência do Coringa ser pele esbranquiçada e semblante sempre a sorrir são oriundos do fato de o personagem ter caído em produto químico, o que teria deformado a sua face. Quanto ao seu caráter, alguns relatam o Coringa como um homem aparentemente normal que teria sido coagido a entrar no mundo do crime, enquanto outros contam que o Coringa era desde cedo uma criança problemática, com tendência psicopata.
Jogos de Cartas
No universo dos jogos o Coringa ou Joker, na língua inglesa, representa uma das cartas do baralho sem indicação numérica e, por isso, pode indicar o zero ou qualquer carta, aquela que pode substituir qualquer outra do baralho, caraterizando-se, portanto, pela sua neutralidade.