A coroa é o símbolo mais importante da realeza. Entre outros, denota poder, autoridade, liderança, legitimidade, imortalidade e humildade.
É também um símbolo maçônico e sua forma circular denota perfeição.
Simbologia da Coroa
O simbolismo da coroa baseia-se em três fatores principais: o local do corpo onde é colocada, sua forma em círculo e o material de que é feito.
O significado simbólico de coroa é muito similar ao do chifre dos animais, e remete à ideia de elevação e iluminação. Tanto o chifre como a coroa estão elevados acima da cabeça, e são distintivos de poder e luz.
Antigamente, as coroas eram ornadas com pontas, se assimilando mais ao chifre, e levavam pedras preciosas representando raios de luz.
Desse modo, por ser colocada na cabeça, a coroa simboliza superioridade, e enaltece valores associados à racionalidade, à nobreza. Todavia, a coroa simboliza também humildade, pois quando o corpo curva-se a cabeça declina-se. Assim, a coroação marca um evento especial, transcendental.
Leia também a simbologia da Cabeça e do Nimbo.
A sua forma circular simboliza perfeição e uma ligação com o divino, pois a pessoa que recebe a coroa une o que está abaixo e acima dela, o que faz dela uma conexão entre o terreno e o celestial, o humano e o divino.
A coroa é, ainda, a representação de uma promessa de imortalidade, ainda que seja da memória, como recompensa pelos feitos prestigiosos em vida.
Na Grécia e na Roma antiga, a coroa era um símbolo de consagração, e num ritual de sacrifício, tanto o sacrificado quanto o sacrificador eram coroados, isto porque os deuses se afastavam de quem se aproximava deles sem coroa. Assim, para que o sacrificado fosse aceito pelos deuses, deveria estar também coroado e ter uma vida exemplar e nobre.
Significado de Tatuagem de Coroa
As tatuagens de coroa são utilizadas tanto por homens quanto por mulheres e variam em cor e tamanho. Quem escolhe a tatuagem de coroa pretende com ela exprimir a ideia de liderança, poder e autoridade.
Assim, seu desenho pode ser apenas em preto, como também colorido. Nesse caso, geralmente, o desenho é composto por joias.
Regra geral, as tatuagens maiores são feitas nas costas. As mais delicadas, e usualmente feitas nos pés ou nos pulsos, são escolhidas pelas mulheres.
Há quem opte pela tatuagem associada ao nome de alguém especial, numa pretensão de se dizer que a pessoa a quem se dedica o desenho é alguém particularmente especial para você - a quem destina o título de seu rei ou sua rainha.
Tipos de Coroas
Uma coroa pode ser feita de diferentes materiais, e cada um deles pode atribuir à coroa um significado diferente.
Na realeza, esse ornamento apresenta caraterísticas diferentes de acordo com os títulos e países. Assim, existem dezenas de coroas, todas, entretanto, denotam a afirmação do estatuto de quem a usa.
Na cultura judaico-cristã, há basicamente a coroa real, a coroa sacerdotal, ambas atribuídas por Deus, e a coroa atribuída como prêmio pelo rei a atletas vitoriosos, como um reconhecimento de seu esforço, sendo uma recompensa por uma façanha ou méritos excepcionais.
No antigo baixo Oriente, somente os deuses e reis usavam coroas. A coroa simbolizava soberania, e também a concentração de forças exteriores e interiores.
As coroas também são usadas em ritos nupciais, nos casamentos orientais como uma consagração das virgens, que usam como principais símbolos o véu, um anel e a coroa.
Vejamos alguns tipos de coroas
Coroa de Flores - simboliza a eternidade.
Embora hoje esteja particularmente referenciada em funerais, há muitos anos as coroas de flores também estavam presente em comemorações na Antiga Grécia.
Nos funerais, era utilizadas em formato pequeno para coroar as pessoas falecidas, em homenagem. Atualmente são grandes e colocadas em pedestais.
Coroa do advento - simboliza a preparação feita pelos cristão para a chegada de Jesus.
Nessa coroa feita de folhagens são colocadas quatro velas, as quais são acesas uma a uma, nas quatro celebrações dominicais que antecedem o Natal. A coroa é colocada na igreja em local de destaque.
Coroa de espinhos - símbolo do sofrimento de Jesus que se sacrificou pela remição dos pecados da humanidade.
Antes de ser condenado à crucificação, Jesus foi coroado com uma coroa feita de espinhos por aqueles que não acreditavam na afirmação de Jesus que se intitulava como o rei dos judeus. Como rei, deveria ser coroado, mas como não acreditavam na sua palavra, zombando de Jesus o coroaram com espinhos.
Coroa do Keep Calm - é um símbolo da realeza britânica.
A expressão completa "Keep Calm and Carry On" surgiu em 1939 como incentivo para enfrentar os alemãs na Segunda Guerra.
É acompanhada pela coroa, que é a representação do ornamento usado pelo Rei George VI, governante da Grã Bretanha nessa altura.
Coroa de Louros - símbolo da vitória, comumente utilizada por atletas.
Esse símbolo tem origem com a mitologia da ninfa Dafne por quem Apolo se apaixonou. Tendo o seu amor rejeitado passou a perseguir Dafne, que aflita pede auxílio para o pai para esconder-se de Apolo.
Seu pai atende o seu pedido a transformando num loureiro. Apolo, por sua vez, encontra a forma de estar sempre junto do seu grande amor ao a partir desse episódio passar a utilizar uma coroa de louros.
Sendo um dos deuses mais importantes da mitologia, é um dos deuses olímpicos e protetor dos atletas. Por conta disso, a coroa de louros passou a ser utilizada pelos vencedores dos jogos olímpicos.
Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora - simboliza, para os católicos, as dores que Maria, como mãe de Jesus, teria sofrido na terra.
Assim, os devotos, fazem uma novena rezando pelas seguinte dores: A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão, A fuga para o Egito, A perda do Menino Jesus no Templo, O encontro com Jesus no Caminho do Calvário, Maria ao pé da cruz de Jesus, Maria recebe o corpo de Jesus morto em seus braços, Maria deposita Jesus no sepulcro.