A corrente simboliza união, um elo, seja físico ou espiritual. A corrente é também o símbolo dos laços entre o céu e a terra, e de modo geral representa um ligação entre os seres do universo.
Simbologia da corrente
A corrente significa os laços de coordenação, encadeamento e união, podendo representar uma nação, uma comunidade, uma família, um casamento, ou outro tipo de ação coletiva em comum.
A corrente também pode significar, numa perspectiva mais sociopsicológica, uma necessidade de adaptação de vínculo e integração a um grupo, ainda que seja uma integração espontânea ou imposta.
Corrente para os gregos
Na mitologia grega, a corrente também simboliza a relação entre o céu e a terra, significa um vínculo que liga o superior (céu) ao inferior (terra).
Já no Mito da Caverna de Platão, a corrente é algo que aprisiona os mortais na caverna, deixando-os presos na escuridão e impossibilitando-os de ver a luz e a verdade, e condenando-os a viver nas sombras.
Corrente de Ouro
Para os cristão, a corrente de ouro representa a união de Deus com os homens, e os elos da corrente simbolizam ações de Deus na vida dos homens. Esta referência também aparece na mitologia grega, quando Zeus ordena que coloquem uma corrente de ouro ligando o céu à terra, para guiar os mortais no caminho da perfeição, beleza e pureza divina, fazendo-os acreditar que poderiam alcançar a grandeza dos deuses.