Cronos

Cronos

Cronos (Saturno, na mitologia romana) é o deus grego da agricultura e do milho. Simboliza o medo, a destruição, a morte, o desejo insaciável e a fome devoradora da vida. Filho de Urano (céu) e Gaia (terra), é considerado o mais jovem da primeira geração de titãs e seu símbolo tornou-se a foice ou gadanha de Saturno.

Ao destronar seu pai, atingindo-o com uma foice e cortando seus testículos, Cronos torna-se o Rei dos Céus e seu reinado (segunda geração divina) ficou conhecido como a “Idade do Ouro”.

Casou-se com Reia (o mesmo que Ops, na mitologia romana), sua irmã e deusa Mãe, e com ela teve 6 filhos, a saber: Hera, deusa do casamento e das mulheres; Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano; Héstia, deusa do lar e da família; Hades, deus dos mortos e do submundo; Poseidon, deus do mar e dos terremotos; Zeus, deus do céu, do relâmpago e do trovão.

Receoso de que algum de seu filhos o destronassem, como fez com seu pai ao nascerem, Cronos devora sua cria, contudo, Reia consegue enganá-lo e esconde um de seus filhos numa caverna em Creta, Zeus. Dessa forma, oferece ao seu marido uma pedra enrolada num pano, o qual engole sem notar a diferença.

Dessa maneira, Zeus em determinado momento, oferece uma droga a seu pai, que vomita todos seus irmãos devorados, e acaba por acorrentá-lo e mutilá-lo. Com isso, Zeus enceta a era da segunda geração dos deuses gregos ao lado de Hera, Deméter, Héstia, Hades e Poseidon.