A Cruz de Caravaca, também chamada de Cruz de Lorena, é um crucifixo com duas barras horizontais, sendo a do topo maior do que a debaixo, acompanhada pela figura de dois anjos, um de cada lado.
A Cruz de Caravaca é um amuleto religioso usado como símbolo de poder e proteção, enaltecendo a Providência Divina.
Simbologias da Cruz de Caravaca
A Cruz de Caravaca original teve uma aparição milagrosa na cidade Espanhola de Caravaca, no século XIV. Diz-se que a Cruz de Caravaca possui um pedaço da cruz onde foi crucificado Jesus Cristo.
Mas há também outra lenda milagrosa que envolve a origem da Cruz de Caravaca. Segundo a lenda, no século XIII, um rei mouro obrigou um sacerdote prisioneiro a celebrar uma missa. O sacerdote, no momento de celebração da missa, não conseguiu falar e respondendo as inquietações do rei, explicou que não conseguia falar porque lhe faltava a santa cruz. Dois anjos desceram do céu trazendo a cruz de quatro braços, ou cruz patriarcal. Diante deste milagre, o rei mouro converteu-se ao cristianismo.
Caravaca é um das cidades mais antigas da Espanha, e para alguns ocultistas era o antigo reduto da Ordem dos Templários. De acordo com os historiadores, Caravaca era uma fortaleza militar montada para expulsar os mouros e restabelecer o cristianismo na Espanha.
No México, a Cruz de Caravaca é um amuleto religioso popular. Diz-se que a cópia da Cruz da Cruz de Caravaca original foi a primeira cruz a chegar ao México. No México, acredita-se que a Cruz de Caravaca possui o poder de conecder desejos.
A Cruz de Caravaca é também chamada de Cruz de Lorena, que é uma cruz heráldica, por causa de sua estrutura com duas barras horizontais. Mas a diferença é que a Cruz de Caravaca é representada com dois anjos.
Ver também significado de Crucifixo e de Cruz Templária.