A cruz huguenote é um símbolo cristão, mas é um símbolo de fé da igreja reformada e do protestantismo francês. Os calvinistas franceses eram chamados de huguenotes pelos seus rivais católicos durante a Idade Média. A origem do nome desta cruz pode vir do antagonismo entre os protestantes franceses e os católicos.
A cruz huguenote faz parte da iconografia protestante.
Simbologia de Huguenote
A cruz huguenote é um símbolo do cristianismo, mas que demarca um momento de reforma da fé cristão durante a Idade Média na França, e que depois se expandiu para outras regiões.
A cruz huguenote é também um símbolo dos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante francês que viveu durante o século XIII, e que encomendou uma tradução para o francês da bíblia, tendo começado a pregar sem exercer o sacerdócio. Pedro Valdo defendia o direito de que todos os fiéis pudessem ler a bíblia no seu próprio idioma. Os seguidores de Pedro Valdo eram chamados valdenses e juntaram-se, posteriormente, ao movimento protestante.
A estrutura da cruz huguenote assemelha-se à estrutura da cruz de malta, porém possui a imagem de uma pomba na parte inferior, que representa o espírito santo.