A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo primitivo dos povos andinos dos Andes Centrais. A estrutura da cruz Inca carrega em si vários significados e uma interpretação profunda da vida. A cruz Inca representa uma escada de quatro lados, que forma um quadrado.
A cruz Inca possui quatro pontos principais, que são as suas partes maiores. Estas partes simbolizam as quatro estações do ano, os quatro elementos fundamentais, e os quatro pontos cardeais.
Os quatro elementos fundamentais da vida (terra, água, fogo e ar) representam os quatros filhos do Deus criador do Universo.
Ao todo, a cruz Inca possui doze pontos, cada um dos quais divididos em terços, os quais possuem um significado organizado do seguinte modo:
- Três mundos: o mundo inferior, que é o mundo dos mortos; o mundo que vivemos, que é o mundo dos vivos; e o mundo superior, que é o mundo dos espíritos.
- Três animais: cada um desses três mundos citados acima são representados por um animal. O mundo inferior é representado pela serpente, o mundo dos vivos é representado pelo puma, e o mundo dos espíritos representado pelo condor.
- Três afirmações: eu trabalho, eu aprendo, e eu respeito.
- Três condutas: não roubar, não mentir, não ser preguiçoso.
Conheça também a simbologia da Cruz Celta.