A Cruz de Malta é também conhecida como Cruz de Amalfi ou Cruz de São João. Ela é o símbolo da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários ou Ordem de Malta (daí o nome), uma ordem militar cristã.
Baseada no símbolo das Cruzadas, a Cruz de Malta é representada por uma cruz de oito pontas. Suas pontas formam quatro braços simétricos que partem do centro e se juntam em suas bases.
Seu significado advém de suas pontas, as quais representam os oito deveres dos cavaleiros: amor, arrependimento, fé, humildade, misericórdia, resistência, sinceridade e verdade.
Essa cruz é um símbolo guerreiro dos cristãos, da coragem e das virtudes cristãs. É utilizada por várias organizações religiosas.
Algumas cruzes são, por vezes, confundidas com a Cruz de Malta.
É o caso da Cruz de Portugal. Esta tem quatro pontas, ou seja, não forma uma letra “V” tal como a Cruz de Malta, que tem oito pontas.
A Cruz de Portugal também é conhecida como a Cruz da Ordem de Cristo e é um símbolo nacional de Portugal.
A Cruz de Ferro era uma medalha oferecida aos militares na altura de guerra. Geometricamente se assemelhava à Cruz de Portugal (com quatro pontas). Os nazistas gravavam nela o símbolo da suástica.
A Cruz Templária ou Cruz Pátea representa a Ordem dos Templários, que é mais uma ordem militar cristã.
Conheça também a Cruz de Caravaca.