A cruz templária é uma cruz vermelha que era utilizada pelos templários sobre as suas vestes brancas. Simboliza fé e proteção.
Templários são os membros de uma ordem militar religiosa de cavalaria medieval. Eram monges que tinham feito votos de pobreza e cujo espaço ocupado em Jerusalém teria sido parte do Templo de Salomão.
Por esse motivo, essa ordem é conhecida pelo nome Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, Ordem do Templo ou simplesmente Ordem dos Templários.
A Ordem foi criada para proteger os primeiros cristãos. Isso aconteceu por altura das Cruzadas, expedições especialmente de caráter religioso que se formaram na Europa e que tinham como objetivo a conquista da Terra Santa.
Apesar da utilização dessa característica cruz, a cruz templária não é o símbolo da Ordem dos Templários, mas sim um cavalo com dois cavaleiros no seu dorso.
Por vezes é chamada de cruz pátea. Isso porque ela pertence à categoria de cruz pátea.
Cruzes páteas são tipos de cruzes que se caracterizam por serem côncavas, ou seja, têm as pontas mais largas, as quais vão se alargando a partir do seu centro, tal como se fossem patas.
Conheça outras cruzes páteas: Cruz de Malta e Cruz de Ferro.
A Ordem de Cristo foi criada em Portugal sob as bases da Ordem dos Templários. É por esse motivo que a cruz templária costuma ser confundida com a Cruz de Portugal.
A Cruz de Portugal é um símbolo nacional português que data de 1520.
Ficou conhecida como a cruz dos descobrimentos pelo fato de estar presente como símbolo nas expedições marítimas portuguesas como forma de honrar a Ordem de Cristo.