O diamante simboliza a verdade, a pureza, a perfeição, a dureza, a maturidade, a imortalidade, a limpeza, a energia, o sol.
O nome diamante deriva do grego adamas e significa "invencível", associação feita sua durabilidade.
Sua dureza incomparável torna esta pedra preciosa um símbolo apropriado para a durabilidade e constância; sua clareza está relacionada as noções de sinceridade e inocência. O diamante representa também a vida, a luz, o brilho e o sol.
O diamante é igualmente símbolo do invencível poder espiritual, além de ser a pedra do compromisso entre casais, exprimindo fidelidade.
A dureza do diamante, seu poder de arranhar e cortar, é enfatizada especialmente no budismo tântrico, onde o vajra (raio e diamante) é o símbolo do poder espiritual invencível e inalterável. É, de acordo com a etimologia do dordje tibetano equivalente, "a rainha das pedras".
Significado Espiritual de Diamante
No budismo tântrico, o diamante simboliza o invencível poder espiritual, o inalterável e o imutável.
Buda aparece num trono de diamantes irradiado pela luz que emana das pedras, símbolo de força, de verdade, de perfeição.
Para os budistas tibetanos, vajra ou raio de diamante é o símbolo da iluminação espiritual e da imutabilidade.
Significado Místico do Diamante
Nas tradições da Europa Ocidental, o diamante opera afastando os fantasmas, os maus espíritos, os pesadelos, os feiticeiros e os terrores da noite.
Nesse sentido, o diamante está associado também com a luminosidade do sol, além de estar relacionado com a limpeza do ambiente e da energia.
Na alquimia indiana, o diamante é considerado a pedra filosofal simbolizando a imortalidade. Muito utilizado nas meditações, acredita-se que os diamantes absorvem as emoções e limpam a alma.
Durante o Renascimento, o diamante simbolizou a igualdade da alma, a integridade do caráter, a fé, a coragem, a libertação do espírito de qualquer temor.
O pintor italiano Sandro Botticcelli (1445-1510), ao representar Minerva - a deusa romana das artes e da sabedoria - adorna seu vestido com um anel de diamantes, após dominar um centauro. Nesse caso, o diamante simboliza a coragem, a libertação da alma, a fé.
Significado do Diamante na União Matrimonial
Símbolo da perfeição, essa pedra preciosa é muito utilizada nos anéis de noivado e representa a pureza da união matrimonial, a fidelidade do casal. A durabilidade do diamante evoca a solidez de uma relação.
Na França, acredita-se que o diamante simbolize a sabedoria, a inocência e a fé, além de manter a união entre os esposos, chamada portanto, de pedra da reconciliação.
A comemoração de 60 anos de casamento é chamada de bodas de diamante, enquanto a de 1 ano, bodas de papel.
Tatuagem de Diamante
Em decorrência de ser ser uma pedra preciosa dificilmente quebrável, o diamante faz referência às relações afetivas.
Assim, é um símbolo frequentemente tatuado por aquelas pessoas que pretendem dar provas de amizade ou de amor verdadeiro pelo companheiro.
Leia também: