O elefante é símbolo da boa sorte. Simboliza também sabedoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, memória, longevidade e poder.
Para tanto, o elefante apresenta muitas simbologias e, dependendo da cultura em que está inserido, pode representar significados opostos.
Interessante notar que tanto na Ásia como na África, o elefante representa o poder soberano. Na Ásia, o elefante é a montaria dos reis e simboliza o poder de reger. A paz e a prosperidade são os efeitos desse poder estabelecido.
No ioga o elefante representa um dos chakras "muladhara", que corresponde ao elemento terra.
Elefante Indiano
Na Índia e no Tibet os elefantes são venerados e considerados os animais "suporte do mundo". Para eles, o universo repousa no lombo de um elefante. Por isso, muitas vezes, é considerado um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos, ou seja, quatro pilares sustentando uma esfera.
Na Índia, o elefante também simboliza paciência, sabedoria, longevidade, prosperidade, poder e benevolência.
Além disso, na religião budista, o elefante é um símbolo da encarnação de Buda, pois foi de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.
Na África, o elefante simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria. As trombas ameaçadoras de um elefante em sonhos, podem ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico exprimindo, dessa forma, um conflito erótico. Além disso, frequentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade.
Hinduísmo
Na mitologia hindu, o elefante é a montaria de cada uma das deidades que presidem os oito pontos cardeais. Nos mitos hindus, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens.
O Deus Indra, considerado a divindade da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, usava um elefante como montaria.
Além disso, o Deus Krishna e a sua esposa Radha podiam se transformar em elefantes, representando dessa maneira, a corporeidade do amor divino.
Por outro lado, os ocidentais consideram o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o "despertar".
Para os hindus, os elefantes são considerados animais sagrados. Um dos deuses mais importantes é Ganesh, representada pela figura de um elefante. Ele é considerado o deus da ciência, do conhecimento, da beleza, da força, do equilíbrio, da superação e das letras.
Dessa forma, Ganesh, concebido pela rainha Maya, possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo e corpo de homem, que representa o microcosmo. Nesse ínterim, o elefante é, paradoxalmente, ao mesmo tempo, o começo e o fim.
Sonhos
Popularmente é dito que sonhar com elefantes traz sorte. Muito embora na nossa cultura o elefante represente peso, incômodo, o sonho com o animal é um bom presságio.
Além disso, diz a tradição, que a representação do elefante com a tromba para cima e com as costas viradas para a porta de entrada da casa atrai boa sorte.
Finalmente, quando usada como amuleto, a imagem do elefante é capaz de combater a inveja e o olho gordo.
Tatuagem
Uma das tatuagens mais comuns de elefante mostra uma família. Geralmente há um elefante maior que representa o pai, um médio que representa a mãe e um menor que representa o filho. Isso porque os elefantes são conhecidos pelas suas atitudes que demonstram zelo familiar, pois são unidos e cooperam uns com os outros.
Ver também: