O escudo do Vasco como o conhecemos hoje foi estabelecido em 1922. Apesar de ter sofrido algumas alterações na forma e design ao longo dos anos, os elementos do símbolo vascaíno atual se mantêm os mesmos da década de 20.
Imagem do símbolo do Vasco para download (logotipo)
Escudo do Vasco, 1922
Anos antes, porém, em 1903, o time carioca usava um escudo um pouco diferente. O símbolo era redondo, com fundo branco e um círculo preto ao redor. A caravela e as letras C.R. já faziam parte do emblema desde aquela época.
Escudo do Vasco, 1903
Significado do escudo do Vasco da Gama
O símbolo do Vasco atualmente possui um fundo negro cortado por uma faixa branca com uma caravela no centro. Esse fundo negro se refere aos mares não descobertos no Oriente. Já a faixa branca indica o caminho encontrado para as Índias pelo navegador português Vasco da Gama.
Na caravela está o símbolo popularmente reconhecido como Cruz de Malta. Acontece que essa cruz, na verdade, não é uma cruz de Malta, mas sim uma Cruz Patée, ou Cruz Pátea.
As duas possuem formas bastante distintas, e o mais interessante é que nem a Cruz de Malta nem a Cruz Pátea se referem à história da navegação portuguesa. O símbolo presente nas embarcações que saíam pelos mares para descobrir novos territórios era, na verdade, a Cruz da Ordem de Cristo.
Diferenças entre os tipos de cruz. Fonte: Mantos do Futebol
As letras CR e VG que encontram-se na lateral esquerda e na parte de baixo do símbolo fazem alusão ao nome do clube, Club de Regatas Vasco da Gama, que foi escolhido na época em função das celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho para as Índias.
Três escudos do Vasco: 1903, 1922, 2020
Gostou? Veja também:
Significado do símbolo do Flamengo