A estrela náutica é uma estrela de cinco pontas que simboliza a sorte, a boa opção, os novos caminhos e a proteção.
Simbologias da Estrela Náutica
Símbolo muito importante entre os marinheiros, a estrela náutica refere-se à estrela que está no hemisfério norte, ou seja, a “estrela polar” chamada também de “estrela do norte”. Para eles, a estrela do norte indicava a posição certa, ou o norte no mapa, para que o navio continuasse seu trajeto, tendo portanto, o papel de guia e, por isso, entre eles, a estrela de cinco pontas simboliza o retorno à casa com segurança.
Interessante notar que seu significado, com o passar dos anos, expandiu-se e, portanto, a estrela náutica pode simbolizar, em muitas culturas, uma metáfora para o retorno à casa, ou o “retorno à si mesmo” simbolizando de maneira ampliada, o “caminho da vida”, o encontro com a sorte e a opção certa.
Estrela Polar
A Estrela Polar é um símbolo universal do centro do universo, na medida em que a partir dela são definidas as posições das outras estrelas, bem como dos navegadores e de todos os errantes; isso porque ela permanece fixa no céu e serve de orientação. Por isso, muitas vezes pode simbolizar viagens, deslocamento e direção.
Na China representa a nobreza e em algumas partes da Ásia e da Europa, a estrela polar simboliza o centro do universo, o umbigo do mundo e, portanto, a porta do céu. Nas culturas primitivas acreditava-se que a estrela do norte ou a estrela polar era a sede do ser superior e divino que criou e governa o universo.
No antigo Egito, eles acreditavam que as almas dos faraós mortos habitaria a estrela polar. Por outro lado, esse estrela estava relacionado com o Deus Seth, deus da violência, da desordem, do caos; e com o demônio fenício Ball Sapon.