Falcão

O falcão é uma ave de porte pequeno a médio, que possui as asas estreitas e pontiagudas, e simboliza poder, riqueza, nobreza, iluminação e espírito.

Falcao

O falcão como símbolo de poder e realeza

Por possuir uma visão e velocidade excelentes, além de ser certeiro na hora de caçar, com garras afiadas e fortes, o falcão deu origem a uma prática difundida em muitas culturas: a falcoaria.

Esta prática resiste há séculos e foi retratada em pinturas de diversos soberanos, como, por exemplo, do embaixador persa Mechti Kuli Beg, em 1605, que segura em sua mão um falcão de estimação, simbolizando poder e nobreza, além da capacidade de governar e tomar decisões.

Falcao

Mechti Kuli Beg com o seu falcão em Praga (1605). Imagem cedida pelo Metropolitan Museum of Art.

No Oriente Médio a prática da falcoaria persiste até agora e é considerada uma arte milenar, ganhando atualmente o estado de esporte e atraindo diversos turistas europeus, como, por exemplo, ingleses, além de ser usada pela elite e nobreza.

O falcão na mitologia egípcia

Na mitologia egípcia o deus Hórus apresenta o corpo de um humano e a cabeça de um falcão.

Pelo fato de Hórus ser um deus solar e dos céus, o falcão acaba por ganhar um simbolismo solar, de iluminação, de poder, de sabedoria e de realeza na cultura no Egito Antigo.

Falcao

O deus Hórus, imagem retirada do "Livro Egípcio dos Mortos".

Simbologia do falcão em outras culturas

Para os chineses e na mitologia europeia a ave está associada à guerra e ao poder visionário. Já para os Astecas é um mensageiro dos deuses e para os incas peruanos simboliza o sol.

De acordo com o xamanismo, o falcão é o mensageiro do céu, da vida e dos sonhos. É o grande encarregado de enviar mensagens para serem decifradas.

Você pode conferir a simbologia de duas outras aves muito parecidas com o falcão: a Águia e o Gavião.