Os símbolos da família representam as pessoas ligadas por laços sanguíneos. O significado etimológico de família - do latim famuli, que significa servo - inclui, porém, as pessoas que vivem na mesma casa.
Brasão de Família
O brasão de família é uma imagem de um escudo composta por uma série de outros elementos que visa identificar famílias, inclusive através de cores.
O brasão dos Orléans e Bragança (acima), família imperial brasileira, é composto por elementos portugueses, já que sua origem é portuguesa. Exemplo disso é a presença da cruz da Ordem de Cristo.
O brasão é ladeado por ramos de café e de tabaco, um de cada lado, em referência à produção agrícola no Brasil Império.
Sagrada Família
A expressão “sagrada família” representa uma típica família composta por pais e filho(s): São José, Virgem Maria e Menino Jesus.
Para a igreja, a família é uma instituição sagrada porque ela está nos planos de Deus de procriar e servir a Deus.
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:27,28)
Símbolo Nativo Americano da Família
Os símbolos nativos americanos são representados por figuras geométricas. No caso do símbolo da família, predominam os triângulos, numa relação com a forma da tenda utilizada por grande parte das suas tribos.
O símbolo da família para eles é uma combinação de símbolos. São combinados o símbolo da mulher, o símbolo do homem e o símbolo da mulher com crianças (um menino e uma menina).
Esse símbolo é apresentado dentro de um círculo, o qual tem o significado de proteção e laço familiar.
Tatuagem
Entre as pessoas que gostam de tatuagem, o tema família pode ser reproduzido de várias formas. São exemplos o brasão que a representa, o símbolo do infinito formado pela palavra família ou um coração com a palavra ou com o nome das pessoas que a compõem.
Uma das opções frequentemente escolhidas é grafar a palavra família em outras línguas, especialmente em japonês ou hindu.
Família em Japonês
家族
Família em Hindu
परिवार
Família em Havaiano
Ohana
A palavra havaiana ohana significa família. Para os havaianos, considera-se família todas as pessoas cuja relação é baseada no afeto e no convívio, independentemente dos laços de sangue.