Flecha

Flecha

Vários significados estão presentes na simbologia da flecha: abertura, conquista, ruptura, destino, conhecimento, defesa.

Essa arma, que é um símbolo de masculinidade, historicamente considerada infalível, representa a defesa militar e, nesse sentido, está presente na mitologia ao passo que é utilizada por deuses gregos na guerra e, ainda, na conquista do amor.

A flecha, tal como o relâmpago, representa um raio que transpõe a ignorância. Assim, leva ao conhecimento cuja representação é a luz.

Trata-se, ainda, de um símbolo fálico, que caracteriza a ultrapassagem, ou a superação, e logo, da conquista.

Tatuagem

Geralmente há dois motivos que levam à escolha da flecha como tatuagem: a representação de uma realização pessoal ou de uma conquista amorosa. Esse último motivo pode levar a uma tatuagem de casal em que um e outro companheiro carregam a mesma imagem no mesmo local - visível - do corpo.

Leia também Tatuagens masculinas: Os símbolos mais usados.

Mitologia

Essa arma está presente na mitologia. Em um dos doze conhecidos trabalhos do Deus grego Héracles (Hércules, para os romanos), que foi o mais ilustre dos heróis da mitologia, o deus lutou contra o monstro de três corpos Gerião usando seu arco e flecha.

Cupido, por sua vez, é o deus do amor. Com seu arco e flecha faz as pessoas se apaixonarem.

São Sebastião

Para os cristãos, a flecha está associada a São Sebastião uma vez que esse mártir foi um soldado e um evangelizador que o imperador mandou matar. Foi amarrado a um troco e flechado, mas sobreviveu.

Arco e Flecha

Representam a caça, bem como a guerra. A flecha representa poder, ao passo que o arco representa energia e disciplina.