A flor de lótus simboliza pureza, perfeição, sabedoria, paz, sol, prosperidade, energia, fertilidade, nascimento, renascimento, sexualidade e sensualidade.
A flor de lótus é um dos símbolos mais ilustrativos do Budismo, religião em que ela representa o coração fechado, o qual após desenvolver as virtudes de Buda, se abre. Assim, Buda é também representado sentado nessa flor, de modo que ela é considerada o seu trono.
A tradicional flor de lótus é representada com oito pétalas que se relacionam com as oito direções do espaço. Sendo um símbolo da harmonia cósmica, aparece com frequência nas mandalas.
Significado das cores da flor de lótus
Cada uma das cores da flor carrega uma simbologia diferente no Budismo:
Flor de Lótus Rosa
Representa o próprio Buda, e por isso a Flor de Lótus rosa é mais significativa para o Budismo.
Flor de Lótus Branca
A Flor de Lótus branca simboliza o espírito e a mente, bem como pureza.
Flor de Lótus Azul
A Flor de Lótus azul simboliza a sabedoria e o conhecimento e, assim, está associada com Manjushrio, o bodhisattva da sabedoria.
Flor de Lótus Vermelha
A Flor de Lótus vermelha representa amor, compaixão. É a flor de Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão.
Significados nas diferentes culturas
Venerada em muitos lugares, desde a Índia, China, Japão e Egito, durante muito tempo a flor de Lótus simbolizou criação, fertilidade e, sobretudo, pureza. Isto porque essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas.
Além disso, representa a beleza e o distanciamento, pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). Na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".
No Egito, essa flor atípica simboliza a "origem da manifestação", ou seja, o nascimento e o renascimento. Isto porque ela abre e fecha consoante o movimento solar e, ademais, está relacionada com os deuses Nefertem e Re.
O lótus azul era venerado pelos faraós do Egito por possuir características sagradas e mágicas associadas ao renascimento.
Significado da flor de lótus no budismo
Na Índia, a flor de Lótus simboliza o crescimento espiritual representado por aquela que surge da obscuridade para desabrochar em plena luz. Na mitologia hindu, o lótus dourado aparece na mão esquerda de Buda simbolizando a pureza e o esclarecimento.
Além de Buda, muito deuses da mitologia hindu se relacionam com essa flor. São exemplos, Brahma (o criador), que nasce do umbigo de Vishna emergindo num lótus de mil pétalas, ou Surya (o deus do sol), retratado com duas flores de Lótus simbolizando o esclarecimento.
Significado da flor de lótus na mitologia grega
Na mitologia grega, a flor de lótus representa os desejos não revelados.
Segundo a lenda, ela tem efeitos alucinógenos e os habitantes da ilha dos lotófagos chamam-se desta forma pelo fato de se alimentarem com a flor de lótus.
A flor é referenciada no poema épico conhecido como Odisseia, de Homero. Nela, o herói da narrativa (Ulisses) e seus companheiros chegam à ilha dos lotófagos para investigarem o que nela havia.
Após comer a flor, como habitualmente faziam os nativos, os companheiros de Ulisses esqueceram de regressar ao navio. Após conseguir levá-los de volta, Ulisses teve de os amarrar para que eles não fugissem de volta à ilha.
Significado da tatuagem da flor de lótus
Quem escolhe a flor de lótus para tatuar pretende especialmente demonstrar através dessa imagem que conseguiu ultrapassar uma fase difícil. Essa simbologia vai ao encontro do fato de a flor nascer na lama e desabrochar linda à luz do sol, sem se sujar.
A escolha das cores, por sua vez, acompanha o significado espiritual refletido nas mesmas.
Conheça também: