Fogo

FogoO fogo simboliza a vida, o conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão, o espírito. Tanto no Ocidente como no oriente, o fogo é um símbolo regenerador e purificador, e o significado sobrenatural do fogo vai desde as almas errantes até o espírito divino.

Simbologia de fogo

O fogo simboliza renascimento e renovação pelas forças divinas e da natureza por um lado, mas por outro lado o fogo também possui um aspecto destruidor, representado pelo fogo do inferno que possui a função diabólica de queimar eternamente sem excluir, não permitindo assim a regeneração.

O fogo também é muito usado em rituais de passagem como símbolo de purificação em culturas agrárias, representa os incêndios dos campos que se adornam depois com um manto verde de natureza viva. O fogo é o motor da regeneração periódica.

Nos rituais iniciáticos de morte e renascimento, o fogo é associado ao seu princípio antagônico, que é a água. A purificação pelo fogo é complementar à purificação pela água, que também é regeneradora. Mas o fogo distingue-se dela por simbolizar a purificação através da compreensão até a sua forma mais espiritual, pela luz e pela verdade.

Algumas cremações rituais têm a sua origem na acepção do fogo como um veículo, um mensageiro entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

O fogo também possui um simbolismo sexual ligado universalmente a primeira técnica de obtenção do fogo por fricção, em movimento de vaivém, imagem do ato sexual. O fogo obtido por fricção é tido como resultado de uma união sexual.

Ver também simbologia de Vela, Chama e Símbolos Illuminati.