A formiga é um inseto símbolo do trabalho árduo, incansável e aplicado, da persistência e da perseverança.
É também a representação da vida em sociedade e do espírito de equipe.
As formigas são consideradas insetos extremamente previdentes e planejados porque durante o período da colheita consomem apenas o necessário de modo a estocar a maior quantidade possível de alimento para os meses do inverno.
A simbologia da formiga em diversas culturas do mundo
No simbolismo Budista Tibetano a formiga tem uma simbologia má: ela estaria relacionada ao apego excessivo aos bens materiais mundanos. A razão pode estar no fato da formiga ser muito presa aquilo que produz e armazena, seus ninhos costumam ser extremamente protegidos para que outros animais não roubem aquilo que as formigas estocaram. Uma formiga é capaz de colocar em risco a própria vida a fim de defender o estoque de alimento.
No livro sagrado dos Judeus, o Talmude, as formigas estão mencionadas e nos ensinam a honestidade e a cooperação.
Na Índia leem a formiga como um animal que tem pouco valor individual e que só pode ser considerado importante quando se está em grupo. Uma formiga solitária passa despercebida, em conjunto, por sua vez, conseguem tomar grandes ações.
A metáfora da formiga é utilizada para celebrar Brahma ao lembrar-nos que sozinhos não somos nada, em conjunto é que fazemos a diferença. No Hinduísmo o ser humano é lembrado da importância da vida em conjunto e da necessidade de estarmos uns para os outros. A simbologia da formiga, nesse caso, frisa a importância da vida em comunidade.
No Mali, na África Ocidental, as formigas simbolizam fertilidade e proliferação.
Descubra mais sobre a simbologia dos seguintes animais: