O gato preto possui, segundo o imaginário popular, uma simbologia maléfica e mágica, representando a morte e a obscuridade.
De acordo com as crenças populares, o gato preto traz mau agouro, por isso, cruzar com um gato preto na rua traz azar. Mas em diferentes, culturas o gato preto também pode trazer sorte.
Na antiga Pérsia, o gato preto era considerado um espírito amigo, antigo e sábio, que tinha a missão de acompanhar um outro espírito durante a sua passagem pela terra. Desta forma, prejudicar um gato preto, na Pérsia, é prejudicar a si próprio. Ainda segundo as crenças persas, quando um gato preto entra num aposento, é preciso cumprimentá-lo.
Segundo a tradição muçulmana, um gato completamente preto possui poderes mágicos. O seu sangue serve para escrever feitiços, enquanto comer a carne de um gato preto é uma forma de se livrar desse tipo de magia.
Halloween
O gato preto é muito associado ao Halloween. Isso porque, segundo a lenda, as bruxas transformam-se em gatos pretos.
Leia Símbolos do Halloween.
Assim, esses felinos são um dos símbolos da bruxaria. Há relatos do aparecimento de gatos pretos em locais habitados por Bruxas e onde se realizavam rituais de feitiçaria, a partir do século XI. Curiosamente, durante a Idade Média, os gatos pretos chegaram a entrar na lista da inquisição, acusados de serem seres hereges.
O gato preto é concebido também por algumas tradições como um servidor do inferno. Ele é companheiro do guardião do céu, a quem ajuda a atirar as almas pecadoras nas águas do inferno.
Leia também: