A chamada Geometria Sagrada está associada ao ramo da matemática que estuda as formas geométricas (geometria), as quais foram muitas vezes empregadas na construção de templos e catedrais divinas, além de serem utilizadas na arte.
Porém, esse conceito vai além disso, é dito por muitos filósofos e matemáticos que esses padrões geométricos simbolizam o divino, que estão presentes em todo o universo, desde o formato das plantas até o código genético humano.
Galileu Galilei disse a seguinte frase “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”
Formas Geométricas Sagradas
Existem diversas formas geométricas que tanto isoladamente quanto composta com outra forma são consideradas sagradas em diversas culturas e épocas diferentes.
O círculo é um símbolo universal da completude, da perfeição e da eternidade, estando muito próximo de Deus.
O triângulo representa a trindade dos deuses para as culturas cristã, hindu, egípcia e babilônica. As pirâmides egípcias eram túmulos para os faraós, sendo locais religiosos. As pirâmides maias foram erguidas de acordo com os ciclos astrais.
Dante descreveu o céu, em seu poema “A Divina Comédia”, como uma série de esferas concêntricas.
A mandala é um círculo que simboliza o universo, uma composição de elementos geométricos no interior que representam o cosmo. Muito utilizada para orientar os pensamentos.
Flor da Vida
Esse padrão geométrico que se chama flor da vida é o principal elemento da geometria sagrada. É um símbolo bastante antigo, com suas primeiras representações encontradas no Templo de Osíris, no Egito.
Acredita-se que no centro dessa figura está a chave que decodifica toda a criação, na realidade ela simboliza o ciclo da criação.
É um desenho que apresenta círculos sobrepostos e interconectados de maneira perfeita, simbolizando também a interconectividade da vida e de todos os seres, sendo a estrutura primária que é submetida na natureza, na criação e no universo.
Sólidos Platônicos e o Cubo de Metatron
Os sólidos ou poliedros de Platão, este sendo um dos maiores pensadores gregos, foram relacionados a criação do universo.
As cinco principais formas geométricas apresentam o mesmo número de lados em todas as faces e em todos os vértices têm o mesmo número de arestas.
Segundo Platão, Deus criou o mundo baseado nos quatro elementos da natureza, os quais estão associados à quatro sólidos. O tetraedro simboliza o fogo, o cubo representa a terra, o octaedro tem relação com o ar e o icosaedro com a água.
E, por último, o filósofo disse que o dodecaedro simboliza o universo, como se ele fosse a alma do mundo.
Cubo de Metatron
É dito que o cubo de Metatron tem associação tanto com a Flor da Vida quanto com os sólidos de Platão, na verdade ele ilustra a junção desses poliedros.
Devido a isso, ele também é uma forma geométrica sagrada, até mesmo por estar relacionado ao arcanjo Metatron, muito anunciado nos textos judaicos-islâmicos e no cristianismo.
Metatron é um anjo muito poderoso, uma ponte entre Deus e a humanidade, um porta voz divino. Por isso, o seu cubo simboliza o sagrado, conectando todo o universo.
O conteúdo foi interessante para você? Esperamos que sim! Vem conferir outros: