A girafa é um animal que simboliza a intuição, o olhar para o futuro, a calma, a suavidade e a grandiosidade. É também símbolo de força e persistência.
Pelo seu pescoço alongado, a girafa é associada à intuição e a uma visão voltada para o céu. Passa a mensagem de erguer a cabeça. Uma perspectiva superior para ver com maior clareza os objetivos.
Também pela sua postura elevada, é vista com símbolo de calma, delicadeza e suavidade, representando tranquilidade.
As girafas são conhecidas por baterem o pescoço entre elas, de modo a testar suas aptidões, o que traz o símbolo de garra, força e persistência. A altura delas simboliza poder, pela possibilidade de enxergar inimigos (predadores) à distância e escapar do perigo.
Simbologia da girafa no folclore e na mitologia africana
No folclore, conta a lenda que a girafa era um animal de pescoço normal até que, durante um longo período de seca, em que todas as ervas e plantas rasteiras já tinham sido comidas, ela recebeu de um feiticeiro, como presente, um pescoço longo, para que pudesse comer folhas verdes de árvores altas.
Na mitologia, há tribos que realizam a “dança da girafa”, algumas com o desejo de boa sorte e proteção, enquanto outras como uma arte de cura. Essa dança envolve cantos, movimentos com o corpo e tambores. Por meio dessa tradição, as tribos que a realizam com o propósito de arte da cura acreditam entrar em contato com o mundo espiritual, para lutar contra espíritos malignos e sair fortalecidas e/ou livres de enfermidades.
Simbologia da girafa no extremo oriente asiático
Chineses passaram a associar as girafas ao mítico Qilin (criatura lendária da mitologia chinesa), após o explorador Zheng He trazer duas girafas da África. Assim, do mesmo modo como interpretado com Qilin, as girafas passaram a simbolizar longevidade, prosperidade, sorte e bons presságios.
Simbologia da girafa no cristianismo
O cristianismo relaciona a simbologia da girafa com a importância de um comportamento pensado nos céus, evitando desejos terrenos. Há, então, por parte do cristianismo, um incentivo a observar as girafas e absorver suas qualidades.
As girafas são mencionadas na Arca de Noé, tanto no Livro de Gênesis quanto no primeiro livro da Bíblia Hebraica.
Simbologia espiritual da girafa
Para quem tem a girafa como animal espiritual, é possível encontrar, por meio dela, a calma e olhar direcionado para grandes objetivos.
Simbologia da girafa em sonhos
Algumas correntes acreditam que sonhar com girafas pode estar associado a metas que uma pessoa busca alcançar ou precisa de mais foco para se concentrar no que importa para si. Também há quem diga que pode significar uma insatisfação com a falta de progresso em algo.
Simbologia da girafa em tatuagens
Colorida ou em preto e branco, a girafa é uma opção de tatuagem bastante versátil, que pode ser desenhada em diversos tamanhos. Os braços, as pernas e a nuca são locais comuns para tatuar a girafa.
O seu símbolo é o de intuição e de visão no futuro. Também representa a grandiosidade transmitida em suavidade e doçura.
Gostou? Conheça outros significados de animais: