O grou é uma ave migratória que possui por volta de quinze espécies diferentes, onde a mais conhecida é o grou-da-manchúria ou grou japonês. Ele que serviu de inspiração para o tsuru (origami em forma de grou).
Essa espécie normalmente tem as penas brancas, a cauda preta e um tipo de coroa vermelha na cabeça, também são considerados os maiores da ordem dos gruiformes.
Esse animal simboliza longevidade, fidelidade, prosperidade, fortuna, felicidade, sabedoria e imortalidade.
Os japoneses o consideram o pássaro da felicidade, já os chineses o chamam de pássaro celestial. Apresenta simbolismo principalmente no Extremo Oriente, sendo adorado no Japão.
Simbologia do Tsuru (Origami do Grou)
A palavra origami significa dobrar papel e a sua origem é incerta, porém é uma arte usada em diversas ocasiões, tanto no Japão quanto na China.
O tsuru é um origami que tem a forma de um grou, ou seja, carrega o simbolismo da ave de longevidade e boa sorte.
No Japão, foi introduzido a crença de que se fossem dobrados mil tsurus, arte chamada de senbazuru, o desejo da pessoa se tornaria realidade.
Baseado nisso, a história de Sadako Sasaki se tornou muito popular. Ela era uma menina japonesa que foi exposta à radiação da bomba atômica que caiu sobre Hiroshima quando ainda era um bebê.
Apesar de ter conseguido sobreviver, quando tinha doze anos foi diagnosticada com leucemia e com uma estimativa de vida de um ano. Ela tomou a decisão então de dobrar mil grous para poder fazer o pedido de sobreviver.
Infelizmente Sadako só conseguiu dobrar 644 tsurus antes de morrer. Seus colegas dobraram o restante e puseram na lápide da menina, como uma forma de honrá-la.
Existe uma estátua em homenagem a Sadako chamada ‘’Monumento da Paz das Crianças’’, que foi construída em Hiroshima (Japão), para simbolizar a paz.
Simbologia do Grou no Japão e na China
Pelo fato de ser uma ave monogâmica, ou seja, manter um mesmo parceiro ao decorrer da vida inteira, é um símbolo de fidelidade.
É comum que os casais japoneses recebam em seu casamento mil grous em forma de origami, chamados de tsuru, como um símbolo de boa sorte e prosperidade. Além disso, normalmente a noiva veste um quimono que contém grous e é da cor vermelha.
A ave apresenta uma expectativa de vida muito elevada, dispõem de uma vida útil de quarenta a sessenta anos em cativeiro.
No Japão, esse animal é associado à tartaruga, ou seja, é um símbolo de longevidade. Acredita-se que os grous vivem milhares de anos. É comum que as pessoas mais velhas ganhem de presente pinturas com a figura de grous ou tartarugas.
São consideradas aves migratórias, que podem passar vários dias voando, em um só ano podem atravessar praticamente três continentes. Por conta disso tem relação com o ciclo da vida, são um símbolo da primavera, representam regeneração.
Os chineses relacionam a cor branca do pássaro com a pureza e a sua coroa vermelha representa vitalidade. Por conseguir voar por tantos quilômetros e está mais próximo do céu, é considerado o mensageiro do mundo celeste, simbolizando sabedoria.
São animais que adoram dançar, não só na época da reprodução, como uma forma de cortejo, mas em outras ocasiões também. Seus movimentos são elegantes e complexos.
Por conta disso, há diversos mitos e lendas chinesas que dizem que a dança dos grous evocam o poder de voar, ou seja, o poder de se chegar na ilha dos imortais. Para o taoísmo ele simboliza imortalidade.
Devido a esse fato, ele também tem correlação com o sagrado, porque era dito que o grou tinha a capacidade de levar almas ao paraíso e conduzir pessoas a níveis elevados de consciência espiritual.
É um animal tão amado no Japão que já foi utilizado no verso de notas antigas de mil ienes, simbolizando fortuna.
Na parte da frente da nota está o escritor japonês Natsume Soseki
Gostou do artigo? Quer conferir outros? Acessa aqui: