A harpa simboliza o elo de ligação entre o céu e a terra. Suas cordas são degraus simbólicos de uma escada que indica a direção para a vida eterna.
Significado espiritual
Esse é o instrumento mais usado pelos anjos, o exército de Deus. É por isso que os anjos com harpas simbolizam louvor a Deus e harmonia.
Para os cristãos, a harpa representa a música sagrada e é uma insígnia do rei Davi.
Conforme consta na Bíblia:
“Sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.” (1Samuel 16, 23)
A harpa também é um instrumento significativo para os celtas, na medida em que o deus pai desse povo usava o som da harpa para ordenar as estações do ano.
A harpa era o instrumento usado pelos deuses para adormecem os seus ouvintes, os quais não resistindo ao seu canto, através dele podiam ser transportados para o além.
No Egito Antigo, o chamado “canto do harpista” contempla a procura da felicidade. O som da harpa simboliza esse estado de espírito inquieto, em que o homem não se contenta com o que é triste e quer ser feliz.
Símbolo nacional
A harpa é o símbolo nacional da Birmânia, onde é conhecida como saung gauk. Para os birmaneses , esse instrumento é a voz de Buda.
Além da Birmânia, também é um dos símbolos representativos de Gales e da Irlanda.
Leia também Símbolos Musicais e Notas Musicais.