Os símbolos do universo de Harry Potter possuem diversas origens, tais como as mitologias nórdicas e medievais, as fábulas, as escolas de internato européias e as sociedades secretas mais antigas.
Relíquias da Morte
As relíquias da morte são representadas por um triângulo com um círculo no meio e uma reta que corta este círculo. O símbolo faz referência ao “Conto dos Três Irmãos” apresentada nas fábulas “Os contos de Beedle, o Bardo” revelado no sétimo livro da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.
O triângulo representa a capa da invisibilidade, o círculo, a pedra da ressurreição e a reta a varinha das varinhas. Se um bruxo possuísse todos estes ítens ele se tornaria o senhor da morte.
A autora J.K. Rowling disse em entrevista que sua inspiração para o símbolo teve influência no filme de 1975, “O Homem que queria ser Rei”. A simbologia maçônica é muito importante dentro deste filme e inevitavelmente, as relíquias da morte possuem similaridades ao símbolo da maçonaria, uma das sociedades mais antigas do mundo.
Tatuagem das Relíquias da Morte
As relíquias da morte se tornou um dos símbolos mais tatuados pelos fãs de Harry Potter ao redor do mundo. Ela representava tanto o fim da cultuada série de livros e filmes e também uma importante simbologia dentro da história.
Raio
O primeiro símbolo associado à série de livros e filmes Harry Potter foi o raio. Ele simboliza o feitiço de morte “Avada Kedavra”, lançado em Harry por Voldemort, mas que não o matou. Ele então, ficou conhecido como “o menino que sobreviveu”. Uma cicatriz em forma de raio surgiu em sua testa após este ataque.
“Não haverá uma criança em nosso mundo que não saberá seu nome". A frase profética de J.K. Rowling veio a se concretizar. A série de livros foi traduzida para 80 línguas e a franquia tem um valor estimado de 25 bilhões de dólares. Uma peça na Broadway “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” deu continuidade à história; e a série de filmes “Animais Fantásticos” contará com cinco películas no total.
Marca Negra
Em Harry Potter, a marca negra é representada por uma serpente saindo da boca de um crânio. Os comensais da morte, seguidores do temido Lord Voldemort, possuem esta marca no antebraço esquerdo para invocar o bruxo das trevas.
Este símbolo pode fazer referência ao segundo filme da série, “Harry Potter e a Câmara Secreta”. Na história, um basilisco (serpente mitológica) está escondida no castelo. Quando convocada, a serpente emerge da boca de uma estátua de Salazar Sonserina, fundador de uma das casas de Hogwarts.
A marca negra simboliza também a ligação de Voldemort com as cobras. Na história, ele é o herdeiro de Sonserina e assim como o fundador desta casa, ele possui a habilidade de se comunicar com cobras.
Símbolo de Hogwarts
O símbolo da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts apresenta o brasão das quatro casas do internato para bruxos: um leão representando a Grifinória, uma serpente que representa a Sonserina, um Texugo, símbolo da Lufa-Lufa e uma águia, símbolo da Corvinal.
No centro, é possível ver um H que faz referência ao nome da escola, Hogwarts. Abaixo do brasão é apresentada a frase em latim “Draco dormiens nunquam titillandus” que pode ser traduzida como "Nunca faça cócegas em um dragão adormecido".
Símbolo da Grifinória
Inspirado nos brasões medievais, o símbolo da Grifinória apresenta um leão sob um escudo nas cores vermelha e dourada. Fundada pelo bruxo Godrico Grifinória, esta casa de Hogwarts possui as características da coragem, lealdade e nobreza.
Símbolo da Sonserina
Inspirado nos brasões medievais, o símbolo da Sonserina apresenta uma serpente sob um escudo nas cores verde e prata. A casa de Hogwarts foi fundada pelo bruxo Salazar Sonserina que construiu secretamente a câmara secreta no castelo. Os alunos da Sonserina possuem as características de ambição e engenhosidade.
Símbolo da Lufa-lufa
Inspirado nos brasões medievais, o símbolo da Lufa-Lufa apresenta um texugo sob um escudo nas cores amarelo e preto. Ela foi fundada pela bruxa Helga Lufa-Lufa e os alunos desta casa geralmente possuem as características de lealdade, tolerância e gentileza.
Símbolo da Corvinal
Inspirado nos brasões medievais, o símbolo da Corvinal apresenta uma águia sob um escudo nas cores azul e bronze. Fundada pela bruxa Rowena Corvinal, os alunos desta casa pussuem geralmente as características de sabedoria, inteligência e criatividade.
Gostou deste artigo? Leia outros relacionados: