O Hexagrama tem o significado de proteção e união dos opostos (masculino e feminino, carne e espírito, atividade e passividade). Também é conhecido como Estrela de Davi ou Escudo de Davi.
Esse símbolo é conhecido universalmente. Ele é popular em muitas culturas e é formado por dois triângulos equiláteros (6 pontas), em posições opostas - um para cima e outro com a ponta para baixo.
Na Índia, é conhecido como Iantra. Enquanto no Hinduísmo representa a ligação entre o masculino e o feminino, na Alquimia, representa a ligação dos quatro elementos.
As seis pontas somadas ao centro da estrela resultam no número 7, que religiosamente é perfeito. Outro símbolo judaico (a Menorá) também carrega a simbologia deste número.
A origem do Hexagrama é desconhecida. Acredita-se que o rei Davi teria feito um escudo no formato do símbolo a fim de poupar metal. O escudo nesse formato teria sido utilizado pelo seu exército, de modo que ficou associado a um símbolo de proteção.
Saiba mais em Estrela de Davi.
Hexagramas I Ching
No I Ching, ou Livro das Mutações, os hexagramas são figuras diferentes. Num total de 64 hexagramas, essas figuras são formadas por 6 linhas - contínuas e descontínuas - e representam a crença do Taoismo.
Segundo essa religião chinesa, o universo está em constante fluxo.
A leitura dos hexagramas é utilizada como um método de adivinhação.
As linhas contínuas simbolizam o Sol, o calor, a atividade, o elemento masculino, o número ímpar, o Yang.
As linhas descontínuas simbolizam justamente o contrário: frio, passividade, o feminino, número par e o Yin.
Conheça também a diferença entre o Hexagrama e o Selo de Salomão.