A hidra é um animal da mitologia grega com várias cabeças de serpente, sendo uma delas imortal, e corpo de dragão. Foi criada por Juno e era um dos doze trabalhos de Hércules. Era conhecida como "Hidra de Lerna". O seu sangue assim como o seu hálito era venenoso. Se suas cabeças fossem cortadas, elas voltavam a nascer.
Significado da Hidra como Símbolo
A Hidra simboliza o nosso interior ruim, nossas paixões e defeitos, ambições e vícios, o que existe de ruim dentro do nosso mundo interior. Enquanto a hidra, que representa esse monstro interior, não for dominada, enquanto nossas vaidades, futilidades e ostentações não forem dominadas, as cabeças continuam crescendo cada vez mais.
Para tentar vencer a Hidra, Hércules começou a cortar as cabeças do monstro, mas este se mostrou mais forte e a cada cabeça cortada, duas outras nasciam. Iolau então, passa a ajudá-lo, cauterizando, com uma tocha, os cortes das cabeças da hidra. Dessa forma, as cabeças não nasciam mais. A cabeça imortal foi enterrada em uma vala profunda sob um enorme rochedo, para assim, não regenerar-se mais.
Leia também a simbologia da Cobra e descubra a relação da Hidra com o Símbolo de Câncer.