Na religião cristã, I.N.R.I é a sigla formada pelas iniciais da expressão Ienus Nazarenus Rex Iudaeorum (Jesus Nazareno Rei dos Judeus), inscrição que Pilatos mandou afixar na cruz onde Jesus Cristo seria crucificado.
Cristianismo
Jesus foi perseguido pelos romanos por se tratar de uma ameaça ao seu império uma vez que afirmava ser o rei dos judeus. Muito embora não concordasse com a sua crucificação, Pilatos pretendia atender o povo que exigia a sua morte, mas mandou afixar a inscrição no alto da cruz, ao que muitos discordaram, conforme consta na escritura sagrada:
“E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, o Reis dos Judeus.
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.” (João 19:19-21)
Rosa Cruz e Egito
Já na simbologia Rosa-Cruz, I.N.R.I. significa Igni Natura Renovatur Integra (A Natureza é completamente Renovada pelo Fogo), relacionando portanto essa abreviatura com o simbolismo da ressurreição ou da renovação espiritual.
No antigo Egito, INRI era um mantra utilizado secretamente. Também era um mantra utilizado pelos judeus, antes mesmo da crucificação de Jesus Cristo, durante a realização de alguns rituais.
Ver também simbologia do Crucifixo.