O símbolo do infinito representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual.
No Cristianismo, representa Jesus Cristo, sendo, portanto, um símbolo de amor eterno.
É representado por um oito deitado, ou seja, uma curva geométrica com um traço contínuo. Simboliza a inexistência do início e do fim, do nascimento e da morte.
Símbolo da Nova Era
Na Nova Era esse símbolo representa a união do físico e do espiritual, da morte e do nascimento. Representa também a evolução espiritual, uma vez que seu ponto central significa um portal entre os dois mundos e o equilíbrio perfeito dos corpos e dos espíritos.
Símbolo Matemático
Essa imagem é conhecida desde a Antiguidade, tendo sido encontrada nos desenhos celtas.
Muitas teorias identificam seu surgimento com o uso numérico. Por esse motivo também encontramos o nome de "Lemniscata", do latim lemniscus, utilizado na matemática para indicar a curva matemática que indica a quantidade sem fim.
Introduzido pelo matemático britânico John Wallis (1616-1703) em meados do século XVII, acredita-se que esse símbolo tenha surgido como uma variante da letra grega ômega.
Símbolo do Infinito no Tarô
No tarô, a Lemniscata aparece em duas cartas.
Na carta 1, o Mago, que tem o símbolo do infinito representada em sua cabeça, numa referência às inúmeras possibilidades e o início de algo novo.
Na carta 11, a Força, no qual o símbolo do infinito está na mulher que faz força para abrir a boca do Leão. Simboliza espiritualidade, ritmo, respiração, circulação bem como o equilíbrio entre os planos espiritual e físico.
Leia também: Número 8 e Ouroboros.
Símbolo do Infinito para Tatuagem
A tatuagem do símbolo do infinito é uma forma de homenagear pai e mãe, o parceiro, outro familiar, bem como um amigo.
Ele pode ser tatuado de forma simples ou combinado com nomes ou letras, corações e laços. A intenção é demonstrar o tamanho do afeto pelo homenageado ou a importância dessa relação.
Leia também Amizade.