A lágrima é frequentemente o símbolo da dor e da tristeza, embora muitas vezes possa ser associada aos momentos felizes (é comum a expressão "chorar de tanto rir").
De modo geral, é possível dizer que o choro é uma forma de expressão de algum sentimento.
As lágrimas são uma maneira do ser humano de expressar aquilo que sente (seja dor física ou psicológica, raiva ou entusiasmo).
Acredita-se que o homem começou a verter lágrimas num estágio evolutivo onde a fala ainda não era desenvolvida e, desse modo, tinha mais uma ferramenta para se comunicar com os outros.
Significado de Lágrima
A palavra lágrima vez do latim lacrĭma e é usada para denominar a gota que é segregada pela glândula lagrimal.
As lágrimas são compostas por água, minerais, proteínas, anticorpos, enzimas e gordura.
Em termos funcionamento biológico, a emissão do líquido faz com que o olho se mantenha lubrificado e saudável.
As emoções, no entanto, permitem que a produção da glândula lagrimal seja realizada em excesso, o que faz com que o líquido verta para fora do globo ocular.
Apesar de usarmos o nome genérico lágrima para as mais diversas situações, na realidade o corpo produz três tipos de lágrimas distintas: as basais, as reflexivas e as psíquicas. Ou seja, dependendo do motivo do choro, a lágrima tem uma estrutura distinta.
Enquanto as lágrimas basais têm a função de lubrificar os olhos, as lágrimas psíquicas são as únicas a serem desencadeadas por emoções.