Símbolo da elegância e leveza, há muitos anos, a libélula - conhecida como “lavadeira”, no Brasil - ou libelinha como é carinhosamente chamada em Portugal, já foi considerada um símbolo de azar pela Europa.
A sua cor brilhante é frequentemente associada às práticas ocultas, encanto e feitiço.
Significado Negativo
Nos contos populares suecos, o diabo usava esse inseto para pesar a alma das pessoas. Os noruegueses a chamavam de “fura olhos”, enquanto para os holandeses a libélula era o “mordedor de cavalo”.
Os vietnamitas acreditavam que o voo das libélulas estaria associado à previsão de chuva e à inconstância para os chineses.
Significado Positivo
Na América, todavia, de encontro a essa simbologia negativa, a libélula assume um caráter positivo de rapidez e atividade e é símbolo da renovação após períodos de dificuldade.
No Japão, por sua vez, a libélula simboliza a coragem, a força e a felicidade. Trata-se de um símbolo imperial desse país, que também é chamado de “Ilha da Libélula” (Akitsu-shima) em decorrência do seu formato que, ao ser observado do alto por Jimmu-tennô teria dito que o Japão tinha o formato de uma libélula.
Tatuagem
A tatuagem da libélula é comum entre o sexo feminino, que frequentemente opta por uma imagem delicada no pulso, tornozelo ou nuca e pretende com nesse desenho refletir características tais como elegância, coragem e renovação.