O simbolismo de lobo possui sentidos antagônicos. De um lado representa o bem, e nesse contexto, nele encontramos a astúcia, bem como alguns traços humanos que a esse animal são atribuídos, os quais incluem inteligência, sociabilidade e compaixão.
Por outro lado, o lobo representa o mal, compreendendo nesse sentido a crueldade, a luxúria, bem como a ambição.
Representação Benéfica do Lobo
O lobo enxerga muito bem à noite, e é desta sua característica que vem o seu simbolismo benéfico, luminoso, que remete ao símbolo solar e celeste.
Em diferentes tradições, o lobo representa um guardião, e o seu significado simbólico assemelha-se em muitos aspectos com o significado do cão. O lobo protege um lugar de outros animais selvagens e ferozes.
A força do lobo e o seu ardor ao combater fazem dele também uma alegoria guerreira para diferentes culturas, representando uma figura celestial, protetora e heroica.
Também em outras culturas, o lobo está frequentemente associado à ideia de fecundidade e poder, de modo que, na antiguidade, era comum a prática das mulheres inférteis invocarem lobos para terem filhos.
Simbologia do Lobo Branco
O lobo branco representa a astúcia e a vitória. Contrasta com o lobo negro, o qual sublima as caraterísticas sombrias e malévolas.
Simbolismo do Lobo no Xamanismo
Na prática do Xamanismo, o lobo é um animal sagrado e, consequentemente de poder. Denota, particularmente, as caraterísticas humanas de inteligência e sociabilidade, as quais são evocadas em auxílio às pessoas que pretendem combater os seus medos.
Simbologia do Lobo na Mitologia
Na mitologia romana, Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, são amamentados por uma loba, de modo que na Roma Antiga, o lobo representa os cuidados maternos.
Na mitologia grega, o lobo era uma das formas que Zeus assumia e, assim, recebia seres humanos como sacrifício para acabar com a seca e voltar a tornar a terra fértil - outro fato que relaciona o lobo à fecundidade.
Representação Maléfica do Lobo
Ao aspecto feroz e sinistro do lobo que vaga solitário pela escuridão da noite atribui-se o seu significado simbólico relacionado ao mal, pois evoca uma ideia de força sem discernimento e que não pode ser contida, impulsiva e de mal augúrio, tomando as formas da besta do Apocalipse.
Simbolismo do Lobo no Cristianismo e para os Nórdicos
No cristianismo, o lobo representa o diabo, como um saqueador do rebanho. Como uma divindade diabólica, infernal, o lobo é uma ameaça feroz, um devorador de crianças. Foi da pele de um lobo que Hades, o Senhor dos Infernos, fez o seu manto. Também na tradição nórdica, o lobo simboliza a morte cósmica, pois são devoradores de astros.
Conheça mais Símbolos Nórdicos.
Mas a voracidade do lobo se expressa também em sua relação com o pecado, e da loba com o desejo sexual e a paixão. No imaginário europeu da Idade Média, o lobo era utilizado frequentemente para revistar os bruxos no Sabbath, enquanto as bruxas, durante o Sabbath, deviam levar tiras de pele de lobo.
O Lobo e os Contos de Fadas
A sua maldade é, ainda, revelada mediante a tradição dos contos infantis, em cuja narrativa o lobo assume a figura má, tal como nas clássicas histórias de ''Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos''. No folclore, essa caraterística é também assumida especialmente na lenda do ''Lobisomem'' - homem que se transforma em lobo em noite de lua cheia.
Simbolismo da Tatuagem de Lobo
Quem escolhe a imagem de um lobo para tatuar no corpo, pretende com ela sobressair, particularmente, sua astúcia, bravura, força e inteligência.
A escolha da tatuagem do lobo recai principalmente no gênero masculino, com grandes e minuciosos desenhos feitos especialmente nas costas. Embora haja mulheres que optem por essa figura, geralmente escolhem-nas em tamanhos menores.
Agora que você já conhece a simbologia do lobo, que tal ler também a simbologia do Coiote, do Cão e do Urso?